"As companhias aéreas e as autoridades (do aeroporto internacional de Manila) decidiram fechar o aeroporto", indicou o diretor aos jornalistas, acrescentando que o tráfego será suspenso entre as 11h00 locais (3h00 em Lisboa) e as 23h00 (15h00 em Lisboa) de terça-feira.
Dezenas de milhares de pessoas foram retiradas nas Filipinas das zonas ameaçadas pelo tufão Kanmuri, que deverá tocar terra na madrugada de terça-feira.
De acordo com as previsões, a tempestade vai atingir primeiro o extremo sudeste de Luzon, a maior ilha do arquipélago, e causar intensas chuvadas.
O Kanmuri regista rajadas a 185 quilómetros por hora, o que deverá afetar nomeadamente as provas dos Jogos do Sudeste Asiático, na região de Manila.
Cerca de 70 mil pessoas deixaram já as suas casas na região de Bicol, a primeira zona na trajetória do Kanmuri.
A agência meteorológica advertiu também para o risco de aluimentos de terras e ondas que podem atingir os três metros de altura.
Cerca de 20 tufões ou tempestades tropicais atingem todos os anos as Filipinas, causando centenas de mortos.
A aproximação do tufão levou já à anulação da competição de windsurf, enquanto o triatlo foi antecipado. Os organizadores já apresentaram um "plano B", que prevê a realização de provas de interior, mas sem espectadores.