"Agora temos de reconstruir as relações com o Reino Unido, que é um parceiro importante", disse Thierry Breton à rádio RTL, a partir de Bruxelas, desejando "estabelecer" negociações comerciais "equilibradas" com Londres.
Breton espera que o Conselho Europeu, que se reúne em Bruxelas hoje, conceda ao francês Michel Barnier, que já negociou o acordo do 'Brexit', um novo mandato de negociação.
"Ele será nosso negociador", assegurou o comissário.
"As relações comerciais devem continuar" com o Reino Unido, declarou Breton.
"O Reino Unido é um parceiro muito importante da União Europeia (EU), mas somos de longe o maior parceiro comercial da Reino Unido", afirmou.
"É preciso que as normas sociais e ambientais que se aplicam a nível da UE sejam bem aplicados no contexto do comércio" com o Reino Unido, alertou ainda.
O primeiro-ministro conservador Boris Johnson saiu mais forte após o seu triunfo nas eleições legislativas de quinta-feira, o que lhe permitirá honrar a sua promessa de fazer o seu país sair da União Europeia a 31 de janeiro.
O Partido Conservador garantiu uma maioria absoluta e venceu oficialmente as eleições legislativas britânicas, apesar de a contagem dos votos continuar em curso.
Para obter uma maioria absoluta, um partido precisa de vencer em 326 das 650 circunscrições eleitorais, mas, apuradas 613 circunscrições, o partido de Boris Johnson conquistou 337.