Turistas estão a invadir a aldeia austríaca que terá inspirado 'Frozen'

O pequeno povoado alpino tem recebido seis vezes mais turistas per capita do que Veneza.

Notícia

© Reuters

Sara Gouveia
07/01/2020 09:50 ‧ 07/01/2020 por Sara Gouveia

Mundo

Áustria

Os turistas da pequena aldeia austríaca de Hallstatt, estarão a assoberbar a comunidade, isto porque se acredita que o local terá inspirado a cidade de conto de fadas que aparece no filme da Disney 'Frozen' e por ter sido eleita a aldeia mais instagramável do mundo. Quem não sabe como lidar com o fluxo de pessoas que aparecem para tirar uma 'selfie' é o mayor da cidade.

Hallstatt tem uma população de cerca de 800 pessoas e no entanto recebe cerca de 10 mil turistas por dia, segundo contas do Guardian. A aldeia foi posta no mapa depois de ter aparecido num programa de viagens da Coreia do Sul em 2006 e depois disso ao ser ligada ao filme de animação.

Eleito Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, o local tem sido 'invadido' por turistas em busca da 'selfie' perfeita, sessões fotográficas de casamentos e até drones pilotados. De forma a termos algum contexto, a pequena aldeia alpina, na região montanhosa de Salzkammergut, tem recebido seis vezes mais turistas per capita do que Veneza, em Itália.

Agora, o autarca de Hallstatt, Alexander Scheutz, está à procura de respostas para receber o fluxo elevado de turistas sem perturbar a comunidade local. "Hallstatt é uma peça importante da história, não um museu. Queremos reduzir os números até pelo menos um terço mas não temos forma nenhuma de realmente os impedir de chegar", disse em declarações ao The Sun.

Apesar de o turismo em crescendo trazer benefícios como financiamento para escolas e clientes durante todo o ano para negócios que até então eram sazonais, os problemas consequentes incluem lixo, drones e uma economia local mais cara. "Os locais sentem que estão a viver num parque temático", pode ler-se no Guardian.

Alexander Scheutz tem em vista planos para reduzir o número de autocarros turísticos que chegam a Hallstatt, mas o destino da aldeia não resulta claro.

View this post on Instagram

A post shared by GERMANY | FASHION | TRAVEL (@janalew) on Feb 17, 2018 at 9:15am PST

View this post on Instagram

A post shared by Hallstatt, Austria (@tophallstattphoto) on Aug 1, 2017 at 11:38am PDT

Na China, a empresa da área da mineração, Minmetals Land, resolveu copiar a povoação até ao mais infinito pormenor. A praça do mercado, as casas e os edifícios mais icónicos e representativos de Hallstatt têm agora a sua sósia, perto de Cantão.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas