Passageiros retidos em cruzeiro por suspeita de casal com coronavírus

O casal de nacionalidade chinesa foi posto em isolamento. Há milhares de passageiro a bordo.

Notícia

© Reprodução/ Cruzeiros

Sara Gouveia
30/01/2020 11:34 ‧ 30/01/2020 por Sara Gouveia

Mundo

Itália

Cerca de 6 mil passageiros e mil elementos da tripulação estão retidos num cruzeiro em Itália por receio de que um casal chinês, oriundo de Macau, esteja infetado com coronavírus. Marido e mulher já foram postos em isolamento no hospital de bordo do cruzeiro Costa Smeralda, um dos maiores navios da Costa Cruzeiros, depois de a mulher, de 54 anos, apresentar sintomas de febre de problemas respiratórios, refere a imprensa italiana.

O par já foi observado pelos médicos a bordo e submetido a testes para verificar se é portador do novo coronavírus, que já matou pelo menos 170 pessoas na China e infetou mais de 7.700 pessoas em 19 países. 

"Fomos alertados no início da manhã de hoje pelo Ministério da Saúde e enviamos três médicos a bordo para colher amostras", disse a porta-voz do centro de saúde de Civitavecchia, a cerca de 80 quilómetros de Roma. Os resultados são esperados ainda esta tarde e as amostras serão analisadas no hospital Spallanzani, em Roma, especializado em doenças infecciosas, disse o porta-voz. 

Se se confirmar que estão infetados, há receio de que possam ter espalhado o vírus pelo resto das pessoas a bordo do navio, que ancorou no porto da comuna italiana de Civitavecchia.

O casal chegou ao aeroporto de Malpensa, em Milão, vindo de Hong Kong, no sábado, 25 de janeiro, e viajou até ao porto de Savona, onde embarcou no navio no mesmo dia. O cruzeiro fez paragens em Maiorca e Barcelona, em Espanha, e Marselha, em França, antes de atracar em Civitavecchia, perto de Roma.

Por seu lado, o Gabinete de Gestão de Crises do Turismo (GGCT) de Macau afirmou hoje não ter recebido nenhum pedido de informação ou de assistência relativamente ao caso de uma turista local em Itália, suspeita de infeção com o novo coronavírus.

O epicentro da epidemia está localizado na cidade de Wuhan, na República Popular da China, país onde já fez 170 mortos sendo que mais de seis mil pessoas se encontram infetadas. Além da China e dos territórios chineses de Macau e Hong Kong, há pelos menos 50 casos confirmados do novo coronavírus em 18 outros países - na Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Taiwan, Singapura, Vietname, Nepal, Malásia, Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Austrália, Finlândia, Emirados Árabes Unidos, Camboja, Filipinas e Índia.

[Notícia atualizada às 12h30]

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas