Em ano de presidenciais nos Estados Unidos, há uma outra disputa eleitoral que promete centrar atenções. Em jogo está o cargo de mayor da cidade de Fair Haven, no Vermont, e o motivo pelo qual está a gerar tanto interesse é porque a disputa pela liderança da autarquia envolve um bode e dois cães.
Como dá conta a CNN, Lincoln, um bode de três anos de idade, é o atual mayor de Fair Haven desde março de 2019 e tem como grande objetivo a reeleição. Mas a corrida eleitoral em Fair Haven vai ser mais competitiva este ano. Lincoln já tem dois adversários de quatro patas, mais precisamente dois cães.
Sammy, uma pastor alemão de seis anos, que faz parte da unidade canina da polícia desta cidade do Vermont, está a desafiar Lincoln. Já Murfee, um cavalier King Charles spaniel de três anos, é um cão de terapia, que ajudou a desenvolver um programa de “leitura com cães” na escola primária de Fair Haven.
Esta posição honorária de mayor começou como uma forma de angariar dinheiro para renovar o recreio da escola primária de Fair Haven. Em termos práticos quem assume a liderança da cidade é um gestor municipal, um cargo desempenhado por Joe Gunter, um humano, que explicou à CNN como é angariado o dinheiro.
“O registo para inscrever o animal de estimação na corrida eleitoral custa cinco dólares (4,5 euros). Qualquer residente de Fair Haven pode votar. Pedimos doações no dia da eleição mas não são obrigatórias. Qualquer doação deixa-nos mais próximos do nosso objetivo”, frisou Gunter.
Um objetivo que está fixado nos 80 mil dólares (72 mil euros).
A eleição tem lugar no dia 3 de março, dia no qual ficaremos a saber se Lincoln, o bode, consegue um novo mandato, ou se será substituído por Sammy ou Murfee.