Um comboio de alta velocidade descarrilou no norte de Itália, na cidade de Lodi, esta quinta-feira, interrompendo a circulação na linha entre Bolonha e Milão. Duas carruagens acabaram por descarrilar na sequência do acidente.
Segundo o Corriere della Sera, há registo de duas vítimas mortais, Giuseppe Cicciù e Mario Di Cuonzo, com 52 e 59 anos, os maquinistas do transporte. Os corpos foram projetados centenas de metros.
A proteção civil local dá conta de 31 feridos, nenhum em estado crítico, que foram transferidos para os hospitais locais. A vítima com ferimentos mais graves tem várias fraturas, mas não corre risco de vida.
A locomotiva de modelo Frecciarossa 9595 deixou Milão pelas 5h10 (4h10 em Lisboa) e seguia para Salerno. O acidente ocorreu pelas 5h35 (4h35 em Lisboa) e a composição ia a 290 quilómetros/hora nesse momento.
No local, estão dezenas de veículos de emergência dos bombeiros e da proteção civil. Outros estão a chegar de Milão.
O comboio não ia muito cheio, tendo em conta que era o primeiro da manhã, com partida durante a madrugada. Os comboios que passavam naquela linha foram desviados.
Desconhecem-se para já as causas do acidente.
#Lodi, incidente treno alta velocità. Squadre #vigilidelfuoco al lavoro, accertata una vittima, segnalato un disperso #6febbraio aggiornamento ore 7:30 pic.twitter.com/2cqmIlS09j
— Vigili del Fuoco (@emergenzavvf) February 6, 2020
È il Frecciarossa 9595 il treno deragliato vicino Lodi. Sul posto anche la #Poliziastradale per le conseguenze del grave incidente ferroviario pic.twitter.com/67OiUqUWtH
— Polizia di Stato (@poliziadistato) February 6, 2020
[Notícia em atualização]