Uma mãe decidiu partilhar nas redes sociais o efeito que o bullying tem no seu filho. Nas imagens, o menino de nove anos chora compulsivamente e pede que o matem.
A criança nasceu com acondroplasia, uma forma de nanismo em que, devido a uma alteração genética, o indivíduo tem um crescimento anormal. De acordo com a mãe, Yarraka Bayles, o filho é constantemente intimidado na escola.
No vídeo que, pode ver abaixo, Quaden chora, sentado no carro, após um incidente de bullying. Por entre soluços, o menino diz: "Quero esfaquear-me".
Na publicação partilhada na rede social Facebook, é ainda possível ouvir Yarraka narrar o que aconteceu: "Acabei de ir buscar o meu filho à escola e testemunhei um episódio de bullying. Liguei para o diretor e quero que as pessoas saibam - pais, educadores e professores - este é o efeito que o bullying tem".
Yarraka Bayles, que vive na cidade de Brisbane, na Austrália, revelou também que na base do incidente está o facto de um colega da escola ter batido na cabeça de Quaden enquanto gozava com a sua altura.
"Quiero suicidarme,quiero morir ahora mismo" Son las palabras de Quaden, un niño de 9 años, sufre bullying por su estado físico puta madre que le pasa a la sociedad. pic.twitter.com/5PVbRkcHWL
— Elvis king ( Oficial ) (@elvis79king) February 22, 2020
A situação, porém, já não é nova. De acordo com a mãe, o filho já tentou o suicídio várias vezes. "Tenho um filho que é suicida. Tenho de estar constantemente de olho nele por causa das tentativas de suicídio".
Habitualmente, a família opta por não partilhar estes momentos em que o menino se sente fragilizado, mas neste dia Yarraka achou que deveria mostrar ao mundo o efeito do bullying.
O caso está a comover a comunidade
As imagens de Quaden estão a mobilizar várias comunidades. A Liga Nacional de Rugby da Austrália anunciou recentemente, na rede social Twitter, que o pequeno foi convidado pela equipa Indigenous All Stars para acompanhar os jogadores no início de um jogo do NRL All Stars. A equipa aproveitou ainda para partilhar um vídeo onde manifesta apoio ao menino.
The Indigenous #NRLAllStars have invited 9-year-old Quaden Bayles, a victim of bullying, to lead them out this Saturday night pic.twitter.com/UcXhNt3QKF
— NRL (@NRL) February 20, 2020
A entrada no jogo aconteceu no sábado, 22 de fevereiro.
Nine-year-old Quaden Bayles leads out the Indigenous All Stars Sport is life!#QuadenBayles pic.twitter.com/57m7G3Iuzv
— Buitengebieden (@buitengebieden_) February 22, 2020
Paralelamente, o humorista Brad Williams criou uma conta na plataforma GoFundMe para Quaden e sua família. O objetivo é angariar dinheiro para levá-los à Disney nos EUA.
Também celebridades como o ator Hugh Jackman e o jogador de basquetebol Enes Kanter quiseram deixar uma mensagem ao pequeno.
Quaden - you’ve got a friend in me. #BeKind @LokelaniHiga https://t.co/8dr3j2z8Sy pic.twitter.com/jyqtZYC953
— Hugh Jackman (@RealHughJackman) February 20, 2020
Nas redes sociais começam a proliferar mensagens acompanhadas da hashtag #WeStandWithQuaden.
[Notícia atualizada no dia 22 de fevereiro às 15h10]