A epidemia de Covid-19 continua a propagar-se globalmente. A China, o epicentro do surto do novo coronavírus, está a registar um abrandamento de mortes e de novos casos, pelo que nesta altura as principais preocupações focam-se em países como a Itália, a Coreia do Sul e o Irão.
Na Europa, um crescente número de países verifica um aumento de novos casos diariamente.
Em Portugal, verificaram-se mais quatro novos casos, subindo para 13 o total de pessoas que contraíram o Covid-19. Há 147 casos suspeitos.
O novo coronavírus já causou a morte a mais de 3.300 pessoas no mundo e superou os 100 mil casos de infeção. 55 mil pessoas já recuperaram do vírus.
Acompanhe aqui AO MINUTO a evolução do surto por cá e lá fora:
23h53 - Pelo menos 21 pessoas que estão a bordo do navio de cruzeiro 'Grand Princess', retido ao largo da costa da Califórnia, estão contagiadas com o novo coronavírus. 19 das pessoas que contraíram o vírus são elementos da tripulação, anunciou hoje o vice-presidente norte-americano Mike Pence.
O governo está a trabalhar com as autoridades do estado da Califórnia para encaminhar a embarcação para um porto não comercial durante o fim de semana.
23h48 - A oposição iraniana disse que o número de mortes no país pode chegar às 1.800. Os dados oficiais do governo de Teerão indicam que já morreram 124 mortes. Os números avançados oficialmente pelo Irão têm sido questionados quer a nível interno, quer a nível externo.
22h31 - Número de mortos em Espanha sobe para oito. O El Mundo adianta que a vítima é uma mulher de 87 anos, que era da Catalunha. Só esta sexta-feira morreram quatro pessoas em Espanha.
22h08 - O festival South by Southwest (SXSW), que tem lugar anualmente em Austin, nos Estados Unidos, foi cancelado por causa do novo coronavírus, de acordo com a CNN. A decisão foi anunciada esta sexta-feira. O festival de música, cinema e tecnologia deveria acontecer entre os dias 13 e 22 de março. Várias tecnológicas já tinham anunciado que não iam comparecer.
22h03 - Foi identificado um segundo caso de Covid-19 no Vaticano. Trata-se de um homem que participou num congresso no Vaticano sobre inteligência artificial.
21h56 - As forças de segurança portuguesas têm "regras muito claras" sobre como intervir perante profissionais ou cidadãos infetados com Covid-19, disse hoje o ministro da Administração Interna (MAI), Eduardo Cabrita.
21h14 - Foi adiado o primeiro jogo de futebol em Portugal por causa do Covid-19. Trata-se de um jogo da divisão de elite da Associação de Futebol do Porto entre o Barrosas e o Freamunde que estava agendado para este domingo.
21h09 - Há 30 casos suspeitos que aguardam resultados, informa a Direção-Geral de Saúde (DGS). Segundo o boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal, dos 13 casos de infetados com o novo coronavírus, oito são no Porto, um em Coimbra e quatro em Lisboa. Do total de casos, cinco são importados: um de Espanha e quatro de Itália. Nove são homens.
21h04 - O Instituto Catalão de Nanociência e Nanotecnologia (ICN2) está a levar a cabo um projeto - o Convat -, aprovado pela Comissão Europeia, para combater a emergência de saúde pública gerada pelo novo coronavírus.
20h14 - O número de pessoas infetadas pelo novo coronavírus aumentou para 100.842, das quais 3.456 morreram, em 92 países e territórios, de acordo com um balanço divulgado pela agência noticiosa France Presse (AFP), com dados atualizados às 17h de hoje.
20h11 - Vai ser instalado um hospital de campanha no Santa Maria, em Lisboa. A estrutura foi requisitada à Cruz Vermelha Portuguesa e vai permitir fazer a triagem a doentes suspeitos de terem contraído o Covid-19.
19h59 - As autoridades francesas confirmaram esta sexta-feira o registo de mais 190 pessoas com testes positivos para o novo coronavírus, elevando para 613 o número de casos de infeção. O número de vítimas mortais cifra-se nos nove, com 39 pessoas nos cuidados intensivos.
Os departamentos de Oise (norte de Paris) e Alto Reno (no leste do país), dois dos principais focos de contaminação no país, encontram-se de quarentena. Nestas regiões as escolas e creches estarão em encerradas durante 15 dias.
19h42 - A plataforma online Custo Justo anunciou esta sexta-feira a retirada da plataforma de todos os anúncios referentes a equipamentos de proteção para o Covid-19, uma decisão tomada no sentido de evitar a especulação em acessórios ligados a esta epidemia, como máscaras de proteção ou gel desinfetante. A OLX também já tinha decidido retirar todos os anúncios relacionados com o coronavírus.
19h11 - O governo de Malta não permitiu que um cruzeiro atracasse depois dos médicos do país terem ameaçado uma sindical para "protegerem os pacientes e a população de Malta", refere a BBC. A Medical Association of Malta argumentou que se houvesse um surto do novo coronavírus a bordo do MSC Opera o país não teria recursos para "testar ou dar abrigo aos 2.302 passageiros".
Tanto o governo de Malta como a MSC Cruises, a operadora do cruzeiro, salientaram que não há casos de Covid-19 no navio.
18h22 - Numa reunião que decorreu no Ministério do Trabalho e da Segurança Social, e que envolveu parceiros do setor social e solidário, o Instituto de Segurança Social, representantes do Ministério do Trabalho e a Direção-Geral de Saúde (DGS), foi decidido que "não estão desaconselhadas" as visitas a lares.
"Ainda não temos uma transmissão comunitária do vírus (...) e não há esse grau de risco", afirmou Graça Freitas, a diretora-geral de Saúde, justificando assim esta decisão.
17h53 - Morreu mais uma pessoa por causa do novo coronavírus em Espanha. É a sexta vítima mortal devido ao surto de Covid-19 no país vizinho. O jornal indica que a vítima é um homem de 91 anos.
17h47 - O banco digital Revolut abre a 19 de março a segunda maior unidade da Europa numa antiga fábrica de Matosinhos, mas apela aos convidados que tenham estado em regiões de risco do surto de Covid-19 para não marcarem presença na inauguração.
17h43 - A Comissão Europeia pediu hoje aos países-membros da União Europeia que sejam solidários e permitam que o material sanitário que produzem seja enviado para as zonas mais necessitadas, depois de a Alemanha anunciar restrições à exportação de máscaras.
17h39 - As autoridades italianas anunciaram que morreram mais 49 pessoas no país. No total, desde que o surto de Covid-19 teve início em Itália morreram 197 pessoas. Foram registados 778 novos casos de infeção. A Lombardia continua a ser a região mais afetada, seguida da região de Emilia Romagna.
17h30 - O Centro Hospitalar do Médio Tejo, que engloba os hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas, vai implementar a partir de amanhã, dia 7 de março, novos horários e condições de visitas aos doentes internados. O horário de visita passará a ser das 14h00 às 16h00 e das 18h00 às 19h00 e só é permitida a visita de uma só pessoa de cada vez junto do doente. Excecionalmente poderá ser autorizada a entrada de duas pessoas em simultâneo, em situação de visitantes com necessidades especiais.
17h23 - O Programa Integrado de Apoio à Comunidade (PIAC) de Matosinhos foi, esta sexta-feira, encerrado porque os 19 profissionais de saúde que ali trabalham estão em "isolamento domiciliário" devido ao Covid-19, disse à Lusa fonte da Administração Regional de Saúde.
17h15 - Na Austrália, tal como tem acontecido noutros países, tem-se registado uma verdadeira corrida ao papel higiénico devido ao pânico gerado pelo novo coronavírus. Muitas empresas que produzem papel higiénico viram-se forçadas a aumentar a produção para darem resposta à elevada procura dos consumidores.
YES, WE ACTUALLY DID PRINT IT #toiletpapercrisis pic.twitter.com/jusP50ojYu
— The NT News (@TheNTNews) March 4, 2020
17h03 - Passageiros do navio cruzeiro 'Grand Princess', ao largo do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, aguardam nas cabines pelo resultado dos testes para saber se o Covid-19 se está a espalhar pelas 3.500 pessoas a bordo.
16h53 - "Todos os países devem fazer da contenção a principal prioridade", alerta a OMS
16h50 - Madrid anuncia o encerramento de 213 lares de idosos para evitar contágio
16h39 - Os governos dos Camarões e do Togo confirmaram hoje a deteção de novos casos positivos de doentes infetados pelo novo coronavírus, elevando para nove o número total de países africanos contaminados pela doença.
16h38 - Escritórios da Facebook em Londres vão encerrar até segunda-feira por causa de funcionário que foi diagnosticado com Covid-19. O funcionário trabalha nos escritórios de Singapura, mas esteve na unidade de Londres entre os dias 24 e 26 de fevereiro.
16h16 - A polícia indonésia apreendeu mais de 60 mil máscaras e deteve duas pessoas suspeitas de estarem a tentar revendê-las, de acordo com a CNN. Esta quinta-feira o ministro da Segurança Mohammad Mahfud avisou que o governo iria considerar um "ato de subversão económica" a acumulação de bens com o objetivo de "gerar lucro", tirando partindo do pânico gerado pela epidemia de Covid-19.
15h53 - O governo brasileiro confirmou hoje o nono caso de coronavírus no país, registado no estado da Baía, na região nordeste, por uma paciente que regressou ao Brasil após uma viagem para Itália no final de fevereiro.
15h47 - Dois funcionários da British Airways contraíram Covid-19, segundo a BBC. A companhia aérea revelou que os funcionários trabalhavam como bagageiros no aeroporto de Heathrow, em Londres. Os dois trabalhadores encontram-se em isolamento e estão a "recuperar em casa".
15h39 - Nas últimas horas foram detetados dezoito novos casos de infeção pelo Covid-19 no País Basco, aumentando para 45 o número de infetados nesta comunidade autónoma espanhola. O País Basco tem uma centena de profissionais de saúde de quarentena devido ao surto de coronavírus e é a segunda comunidade espanhola com mais pessoas infetadas depois de Madrid (com 137).