Camarões e Togo confirmam casos de Covid-19

Os governos dos Camarões e do Togo confirmaram hoje a deteção de novos casos positivos de doentes infetados pelo novo coronavírus, elevando para nove o número total de países africanos contaminados pela doença.

Notícia

© Reuters

Lusa
06/03/2020 16:23 ‧ 06/03/2020 por Lusa

Mundo

Coronavírus

O paciente assinalado nos Camarões é um cidadão francês de 58 anos que chegou a Yaoundé, capital do país, em 24 de fevereiro, segundo o Ministério da Saúde Pública dos Camarões.

O doente está em isolamento no hospital central da capital, tendo o Governo camaronês assegurado às populações que foram tomadas todas as medidas para conter o risco de propagação do vírus.

No caso do Togo, trata-se de uma mulher togolesa de 42 anos, residente na capital, Lomé, que entre 22 de fevereiro e 02 de março viajou para Benim, Alemanha, França e Turquia, havendo casos confirmados em território francês e alemão.

A paciente terá regressado ao Togo em 02 de março através da fronteira terrestre de Sanvi Condji, com o Benim.

Num comunicado hoje emitido, o executivo togolês refere que a mulher foi submetida a um teste após apresentar sintomas como febre, dor de garganta e dor de cabeça.

"As amostras, recolhidas e analisadas no laboratório nacional de referência em 05 de março de 2020, mostraram um resultado positivo de coronavírus", refere o comunicado partilhado na conta oficial do Governo togolês na plataforma Twitter.

A mulher de 42 anos está agora isolada num centro de tratamento de doenças infecciosas e, de acordo com o comunicado, "o seu estado de saúde não suscita grandes preocupações".

Seguindo as normas internacionais, "todas as pessoas que estiveram em contacto com a paciente foram identificadas e colocadas em quarentena", acrescenta o documento das autoridades togolesas.

O comunicado aponta também que "desde o surgimento da epidemia do coronavírus que o Togo se tem preparado para a enfrentar", tomando medidas como a vigilância ativa das suas fronteiras.

No total, são agora nove os países africanos com casos registados de contágio pelo novo coronavírus: África do Sul, Argélia, Camarões, Egito, Marrocos, Nigéria, Senegal, Togo e Tunísia.

O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou 3.385 mortos e infetou mais de 98 mil pessoas em 87 países e territórios, incluindo 13 em Portugal.

Das pessoas infetadas, mais de 55 mil recuperaram.

Além de 3.042 mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América e Filipinas, San Marino, Iraque, Suíça, Espanha e Reino Unido.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas