Li Qianyang, um homem de origem asiática, foi alvo de um violento ataque racista, este sábado, em Brooklyn, nos Estados Unidos. Ao que tudo indica, o motivo da agressão deveu-se ao surto do novo coronavírus, considerando que o vírus respiratório surgiu, inicialmente, na China.
De acordo com fontes policiais citadas pelo New York Post, a vítima, que se encontrava a utilizar uma máscara na altura do ataque, foi esfaqueada 13 vezes.
Li, de 48 anos, está neste momento a lutar pela vida, em estado crítico no Lutheran Medical Center, após ter sido operado de urgência no sábado.
As autoridades locais referem que o caso episódio de violência ocorreu às 19h11 (23h em Lisboa), no centro da cidade. A vítima estava a andar na rua quando um indivíduo, com luvas laranjas, esfaqueou Li, primeiro, nas costas e depois na cabeça, braços e peito antes de fugir.
À referida publicação, a polícia apontou ainda que vários "asiáticos têm sido assediados e agredidos devido ao novo coronavírus".
Desde que o surto do Covid-19 se tem espalhado pelo mundo, têm sido reportados vários casos, em vários pontos do mundo, de agressões contra pessoas de origem asiática.