"Reforçamos a proteção do nosso país e damos mais um passo para combater esta pandemia", justificou o Presidente colombiano, Iván Duque, durante uma declaração ao país, a partir do palácio presidencial, em Bogotá.
O encerramento de sete postos fronteiriços com a Venezuela entra em vigor às 05:00 locais (10:00 em Lisboa).
Na quinta-feira, Iván Duque já tinha declarado a Colômbia em estado de "emergência sanitária", que, entre outras medidas, impede o desembarque no país de passageiros de navios cruzeiro e proíbe a realização de sessões públicas com mais de 500 pessoas.
No âmbito deste estado de "emergência sanitária" foi ainda decretado que viajantes provenientes da China, Itália, Espanha e França são obrigados a cumprir um "período de 14 dias de auto-isolamento", que funciona como uma quarentena.
A Colômbia registava na sexta-feira 16 casos de Covid-19, nove mais do que no dia anterior. A Venezuela anunciou na sexta-feira a existência de dois casos confirmados.
O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 5.300 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde (OMS) a declarar a doença como pandemia.
O número de infetados ultrapassou as 140 mil pessoas, com casos registados em mais de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 112 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, responsável por problemas respiratórios e pneumonias.