Em Espanha, a cada dia que passa a propagação do surto do novo coronavírus torna-se mais drástica. Com o número de infetados e de mortos a disparar nos últimos dias, de acordo com o El País, neste momento, a cada 16 minutos uma pessoa morre devido ao vírus só nos hospitais de Madrid.
Na capital espanhola, a zona mais afetada do país, já foram registados 4.871 casos e 355 mortos, sendo que, nas últimas 24 horas, houve mais 88 vítimas mortais, avança ainda a referida publicação.
"Não esperávamos um aumento tão rápido do número de casos, mas é o cenário que já tínhamos visto na China: Pessoas idosas e com patologias prévias, como doenças pulmonares, diabetes ou doenças cardíacas", argumentou um médico do Hospital de La Paz, em Madrid.
Desde segunda-feira que, no total, estão internados 3.006 doentes em 35 hospitais e clínicas, numa rede dirigida pelo Ministério da Saúde espanhol, criada no passado domingo.
Num quadro geral, segundo os últimos dados divulgados pelo governo, Espanha conta com 13.716 casos de doentes infetados e 558 mortos. 774 doentes encontram-se nos cuidados intensivos e 5.717 estão hospitalizadas. O número de pessoas curadas é de 1.081.