As autoridades de Las Vegas, no estado norte-americano do Nevada, decidiram criar, num parque de estacionamento, um espaço de acolhimento provisório para as pessoas sem-abrigo que ficaram sem ter onde dormir depois do encerramento de um abrigo, por causa de um caso de infeção por Covid-19.
As autoridades camarárias foram severamente criticadas pela decisão, tendo estas defendido que se tratou de "uma situação de emergência" para a qual não encontraram outra alternativa, cita o Guardian.
O abrigo que teve que encerrar tinha capacidade para 500 pessoas, que tiveram que ser realocadas. A opção das autoridades foi transformar um parque de estacionamento num abrigo provisório, onde as pessoas dormem no chão, em colchões dentro de espaços delimitados a marcador branco (para preservar a distância de segurança).
As imagens do abrigo temporário geraram, porém, muitas críticas. "Nevada, um estado de um dos países mais ricos do mundo, pintou caixas no piso de um parque de estacionamento para manter a distância social entre pessoas sem-abrigo", escreveu um utilizador de Twitter.
Nevada, a state in one of the richest countries in the world, has painted social-distancing boxes on a concrete parking lot for the homeless to sleep in. pic.twitter.com/svNJ0N9r3f
— A Mancino-Williams (@Manda_like_wine) March 30, 2020
A pandemia de covid-19 já matou pelo menos 3.415 pessoas nos EUA, superando as 3.305 mortes na China. O país regista ainda 165.874 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus e 6.000 já recuperaram da doença, segundo a contagem da Universidade Johns Hopkins.