Covid-19: Presidente filipino manda matar quem desrespeitar medidas
"Percebido? Mortos em vez de a causar problemas. Vou enterrar-vos", ameaçou Rodrigo Duterte.
© Getty Images
Mundo Covid-19
O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, avisou, esta quinta-feira, a população que deu ordens às autoridades para disparar sobre aqueles que desrespeitem as medidas recentemente impostas de combate à propagação do novo coronavírus.
Num discurso emitido através da televisão, o líder do país do sudeste asiático reforçou a "seriedade" da pandemia, que, até à data, provocou já 2.311 casos confirmados de infeção por Covid-19, assim como um total de 96 mortes.
"Está a ficar cada vez pior. Por isso, aviso-vos para a seriedade do problema e vocês devem ouvir", começou por dizer Rodrigo Duterte, em declarações reproduzidas pela agência noticiosa Reuters.
"As minhas ordens para a polícia e para os militares são que, se houver problemas e se houver uma ocasião em que tenham de ripostar e as suas vidas estejam em perigo, matem-nos a tiro. Percebido? Mortos em vez de a causar problemas. Vou enterrar-vos", acrescentou.
A intervenção surgiu no seguimento dos confrontos registados nas ruas da capital, Manila, motivados pela alegada falta de apoios governamentais ao nível da alimentação, que resultaram em várias detenções.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com