"A Guarda Costeira, o Departamento da Segurança Interna, os responsáveis de Saúde e o condado de Broward tomaram a decisão de autorizar o cruzeiro Zaandam e o Rotterdam, da mesma empresa, a acostarem no porto de Everglades", na região de Fort Lauderdale, anunciou o presidente da câmara desta localidade na sua conta oficial na rede social Twitter.
A bordo do navio de cruzeiros Zaandam morreram quatro pessoas, das quais duas alegadamente infetadas pelo SARS-CoV-2, e os testes a outras 19 pessoas confirmaram o contágio pela pandemia de covid-19. Pelo menos 190 pessoas a bordo apresentaram sintomas coincidentes com esta doença.
Normalmente, a Guarda Costeira dos EUA retira os passageiros que adoecem a bordo dos navios de cruzeiros, quando as equipas médicas destas embarcações não conseguem tratar as pessoas.
Sob estas novas regras, no entanto, os passageiros doentes permanecerão a bordo do navio até que seja possível voltar a desembarcar.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 940 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 47 mil.
Dos casos de infeção, cerca de 180.000 são considerados curados.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.