A enfrentar uma pandemia de escala global, o mundo tem transformado os seus mais simples hábitos humanos. Com normas de isolamento social em quase todos os países afetados pelo novo coronavírus, muito mudou à face da terra, mas também nos ares esta doença se fez sentir.
Com fronteiras encerradas, voos internacionais parados, viagens de turismo e lazer suspensas, os céus, como todos já deveremos ter sentido, estão mais despedidos da habitual presença de aviões a rumar aos seus destinos.
O jornal The Guardian mostra-nos este sábado o grande impacto que teve esta transformação de hábitos, trazendo duas imagens onde se pode verificar a alteração profunda vivida pela humanidade no seu conjunto.
Na primeira imagem, pode ver-se o fluxo de viagens que aconteceram a 18 de março de 2020, sendo que na segunda se comparam as rotas feitas... em 23 de março de 2020.
Com pouco mais de um ano a separar as duas imagens, as linhas vermelhas, que mostram as rotas seguidas pelos diversos voos efetuados nas respetivas datas, mostram um contraste que salta a olhos vivos.
Confira a galeria e compare os dois mapas.