O Ocean Park, um dos maiores jardins zoológicos de Hong Kong, anunciou, esta segunda-feira, que o casal de pandas gigantes formado por Ying Ying e Le Le acasalou, por fim, de forma natural, após uma espera que durou cerca de... dez anos.
O recinto explica que os animais, ambos com 14 anos, começaram a "dar sinais de que estivessem a entrar no ciclo reprodutivo no final de março", tendo acabado por aproveitar a privacidade concedida pelo fecho provocado pela pandemia de Covid-19 para acasalar.
"Os pandas gigantes masculinos e femininos estão sexualmente maduros aos sete e cinco anos de idade, respetivamente. Desde a chegada de Ying Ying e Le Le a Hong Kong, em 2007, e das tentativas de acasalamento natural, desde 2010, infelizmente, ainda não o haviam conseguido", afirmou o diretor executivo do Zoo, Michael Boos.
"Em caso de sucesso, sinais de gravidez, incluindo flutuações do nível hormonal e alterações no comportamento, podem começar a ser observados, o mais tardar, em junho, embora haja sempre a possibilidade de que Ying Ying possa passar por uma pseudo-gravidez", prosseguiu.
Michael Boos disse, no entanto, esperar que ambos os pandas gigantes tragam "fantásticas notícias de gravidez aos cidadãos de Hong Kong este ano, e que deem posteriores contribuições para a conservação desta espécie vulnerável".
Giant pandas Ying Ying and Le Le succeeded in a natural mating, @Ocean_Park has announced. "We hope to bear wonderful pregnancy news to Hong Kongers this year and make further contributions to the conservation of this vulnerable species," the park's Michael Boos said. pic.twitter.com/yJCpCdVHeK
— Hong Kong Free Press (@HongKongFP) April 6, 2020