A pandemia de Covid-19 levou a que a procura mundial de gel desinfetante para as mãos 'disparasse', o que provocou uma especulação nos preços e obrigou regiões mais pobres a procurar soluções inovadoras para contornar este problema.
É o caso de Bali que, segundo relata, esta quarta-feira, a estação televisiva France 24, começou, no decorrer das últimas semanas, a produzir gel desinfetante para mãos a partir de... milhares de litros de palma.
A ideia partiu do responsável da polícia desta ilha da Indonésia, Petrus Reinhard Golose, que conseguiu recolher cerca de quatro mil litros desta popular bebida alcoólica, conhecida como arak, que produtores locais guardavam em armazéns.
O projeto passou, então, para as mãos da Universidade de Udayana, que, no espaço de uma semana, conseguiu produzir um gel desinfetante com 96% de álcool, o que vai ao encontro das exigências da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Até à data, foram produzidas 10.600 garrafas deste gel desinfetante, que inclui, ainda, uma mistura de alho e óleo de menta de forma a minimizar possíveis casos de irritação nas mãos dos utilizadores.