Um grupo de investigadores argentinos criou um sistema gratuito que promete detetar casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus em apenas três minutos, com uma taxa de precisão entre os 95% e os 98%, escreve o jornal Clarín.
O projeto dá pelo nome de Covid X e foi desenvolvido através de uma equipa formada por sete estudantes da provenientes da Universidad Argentina de la Empresa, fa Universidad Nacional de San Juan e do Instituto Tecnológico de Buenos Aires.
Este software trabalha com base em radiografias feitas ao tórax, juntamente com um sistema de inteligência artificial, e, pese embora o elevado grau de precisão, o diretor do projeto, Santiago Bassani, avisa que não substitui os testes médicos até agora utilizados.
"Sob nenhum ponto de vista substitui os testes PCR [Polymerase Chain Reaction]. O uso de radiografias e tomografias computadorizadas tem como objetivo ser uma alternativa aos chamados testes rápidos", afirmou.
Ainda assim, Santiago Bassani sublinha: "Dado os resultados experimentais que obtivemos até este momento e tendo como base as medidas que outros países adotaram, constatamos que há lugar para o uso deste tipo de técnicas".