Um veterano do exército britânico, que se juntou à luta de angariação de fundos contra a Covid-19, lançou nas redes sociais um desafio de arrecadar 1.000 libras para ajudar o Serviço Nacional de Saúde inglês, e a campanha superou em larga escala os números iniciais.
Tom Moore, de 99 anos, prometeu que faria 100 caminhadas no seu próprio quintal antes de completar os 100 anos de idade, celebração que acontece no final de abril. Em contra partida, as pessoas deveriam fazer doações para o NHS.
Morador em Keighley, Yorkshire, o objetivo de Moore era inspirar as pessoas para que ajudassem quem está a trabalhar na linha da frente no combate ao coronavírus. A expectativa era que a angariação chegasse a mil libras, mas a fasquia foi largamente ultrapassada já que a angariação ultrapassou os dois milhões de libras.
"Um milhão de libras para o nosso amado NHS! Posso estar a andar no meu jardim para arrecadar dinheiro, mas esta é a contribuição do público britânico. Vocês são todos maravilhosos - e tornam a Grã-Bretanha - GRANDE", escreveu Moore na rede social Twitter.
WOW 1 million pounds for our beloved NHS!I may be walking in my garden to raise money, but this is the British public’s contribution. You are all wonderful - and make Great Britain - GREAT.Thanks to everyone - we stand united even during the most testing of times. WOW!
— Captain Tom Moore (@captaintommoore) April 14, 2020
A filha de Moore, Hannah Ingram-Moore, disse em declarações à imprensa inglesa que quando comunicou ao pai que a doação tinha atingido as 500.000 libras "houve um silêncio atordoado".
"Estamos completamente chocados com a quantidade de apoio que chega - é simplesmente incrível e ele está a esmagar o seu alvo", afirmou, citada pela BBC
"Dizemos que ele precisa descansar, mas ele diz que, enquanto for lento e constante, alcançará a meta", acrescentou.