O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decretou, esta quinta-feira, a renovação do Estado de Emergência devido à pandemia de Covid-19 em Portugal: "Acabo de assinar a segunda, e todos desejamos, a última renovação do Estado de Emergência para vigorar até às 24h do dia 2 de maio".
De tarde, a Assembleia da República aprovou a nova entrada em vigor, com votos a favor de PS, PSD, BE, CDS e PAN e contra de PCP, IL e Joacine Katar Moreira. Os Verdes e Chega abstiveram-se.
Entretanto, o mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) de quinta-feira revelou que, no total, a Covid-19 já provocou 629 mortos e mais de 18 mil infetados. Há ainda registo de 493 pessoas recuperadas e que tiveram alta hospitalar.
A nível global, a pandemia de Covid-19 já infetou mais de dois milhões de pessoas em 193 países e territórios. Consulte aqui os mapas da pandemia em Portugal e no resto do mundo.
Acompanhe AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:
00h00 - O acompanhamento desta quinta-feira fica por aqui. Amanhã de manhã começaremos um novo artigo para ficar a par das últimas notícias sobre a pandemia do novo coronavírus.
00h00 - Números que explicam o porquê do caso português ser tão elogiado lá fora. Portugal está na 16.ª posição entre os países com maior números de óbitos e de casos de infeção, à escala global, pelo novo coronavírus. Saiba tudo neste artigo.
23h45 - A Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) revelou que já pagou 75 milhões de euros, valor distribuído por 805 empresas, no âmbito das medidas para aceleração de pagamento dos incentivos do Portugal 2020, por causa da pandemia.
23h38 - Durante a tarde mostramos um vídeo em que o protagonista era Christian Chenay, um médico francês de 98 anos que ainda atende pacientes. Agora, contamos-lhe mais sobre este homem que é uma verdadeira força da natureza.
À 98 ans, il est le plus vieux médecin généraliste en exercice de France.Depuis 1951, Christian Chenay exerce à Chevilly-Larue dans le Val-de-Marne. Brut a rencontré ce docteur hors du commun. pic.twitter.com/Ai7uAIonHA
— Brut FR (@brutofficiel) August 7, 2019
23h31 - Os EUA apresentaram um plano de alívio das restrições em três fases. O governo de Donald Trump emitiu novas orientações para Estados, empresas e pessoas sobre a forma de aliviar as restrições do distanciamento social para lidar com o coronavirus em áreas onde este esteja em declínio. Saiba tudo aqui.
23h22 - O Comité Monetário e Financeiro Internacional do Fundo Monetário Internacional (FMI) recomendou hoje aos credores privados da dívida dos países mais pobres que aceitem suspender os pagamentos durante a pandemia da Covid-19.
23h05 - Trinta portugueses partiram hoje do Aeroporto Internacional Simón Bolívar de Maiquetía, a norte de Caracas, num voo da companhia aérea Plus Ultra, elevando para 48 o número de lusos repatriados da Venezuela, desde finais de março.
23h01 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) fez, na tarde desta quinta-feira, recomendações sobre o tabaco. "Em altura de pandemia, é necessário ter atenção especial, uma vez que fumar pode aumentar o risco de contrair a Covid-19", explica.
22h52 - "Obrigado Francisco". A mensagem de um cabeleireiro que sensibilizou o líder do CDS.
22h35 - Os Bombeiros da Praia da Vitória e Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, surpreenderam os profissionais de saúde e os utentes do Hospital de Santo Espírito e do Lar D. Pedro V, na noite desta quarta-feira, com uma ‘caravana’ de veículos de emergência cheia de luz e uma grande salva de palmas.
22h31 - Mais de 22 milhões de pessoas perderam o emprego em março nos Estados Unidos. Dados traduzem-se na maior taxa de desemprego e a mais rápida a acontecer desde a existência de registos (1948).
22h21 - O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, nomeou o oncologista Nelson Teich para ministro da Saúde, durante a pandemia no novo coronavírus, com ambos a concordarem que não haverá uma "definição brusca" sobre o isolamento social. Leia aqui as novas palavras do novo governante.
O Presidente @jairbolsonaro apresentou, na tarde desta quinta-feira (16), o novo ministro do @minsaude, Nelson Teich. Durante o pronunciamento, agradeceu @lhmandetta e ao doutor Nelson por ter aceito esse convite. “Ele sabe do enorme desafio que terá pela frente”. pic.twitter.com/O2U1oiwCSK
— Planalto (@planalto) April 16, 2020
22h06 - Cristiano Ronaldo tem alertado para os perigos da pandemia do novo coronavírus através das redes sociais, ao mesmo tempo que ajuda a Organização Mundial da Saúde a transmitir os cuidados a ter. A agência francesa 'The Metrics Factory' divulgou, na quarta-feira, um estudo que comprova que a conta oficial do craque português no Instagram garantiu um maior alcance às publicações da OMS.
22h01 - A coordenadora do BE, Catarina Martins, criticou hoje a distribuição de dividendos na EDP, apelando para a intervenção do Governo que, com o decreto do estado de emergência devido à Covid-19, pode impedir que isto aconteça noutras empresas.
21h56 - Segundo uma denúncia da organização Good Law Project, do Reino Unido, há hospitais a recomendarem aos médicos que não escrevam que a causa de morte dos seus pacientes tenha sido por Covid-19.
21h50 - A pandemia causada pelo novo coronavírus já matou 141.127 pessoas e infetou mais de 2.1 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 20h00 de hoje, baseado em dados oficiais.
21h45 - O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, afirmou hoje que espera que a renovação do estado de emergência decretado na sequência da pandemia de Covid-19 seja "um passaporte" para o país voltar à normalidade.
21h35 - O Ministério da Saúde anunciou hoje que foi disponibilizada uma nova plataforma de 'telessaúde' em várias unidades hospitalares, para "reforçar a capacidade de prestação de cuidados de saúde" à população, garantindo "qualidade nas consultas de acompanhamento" durante a pandemia.
21h27 - O responsável da Autoridade de Saúde Regional dos Açores, Tiago Lopes, considerou hoje que as máscaras comunitárias que serão distribuídas na região não deverão servir como desculpa para descurar as medidas de proteção básicas da covid-19.
21h25 - Apesar de estar em isolamento social, o príncipe William não deixa de lado os seus deveres reais. Ainda esta quinta-feira, o membro da realeza inaugurou o novo hospital de campanha, em Birmingham, através de uma videochamada.
Prince William has opened the new temporary NHS Nightingale Hospital in Birmingham via video link, describing it as a "wonderful example of Britain pulling together".Get today's top stories: https://t.co/iOm40v5pVT pic.twitter.com/ZcygMP3Khy
— SkyNews (@SkyNews) April 16, 2020
21h23 - Dois dos 19 doentes infetados com Covid-19 que foram até ao momento registados em Angola tiveram alta e foram já para casa, informou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.
21h16 - O Ministério da Agricultura e as confederações representativas do setor estão a avaliar a possibilidade de contratar trabalhadores de outros países para o setor agrícola português, face ao impacto da pandemia Covid-19.
21h12 - O Brasil registou nas últimas 24 horas um crescimento de 10,8% no que diz respeito a mortes por novo coronavírus. Novos casos, de quarta-feira para quinta-feira, são mais 2105. Mandetta, ex-ministro da Saúde - hoje demitido por Bolsonaro - deixou uma mensagem de despedida no Twitter.
Agradeço a toda a equipe que esteve comigo no MS e desejo êxito ao meu sucessor no cargo de ministro da Saúde. Rogo a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que abençoem muito o nosso país.
— Henrique Mandetta (@lhmandetta) April 16, 2020
21h09 - O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) recebeu até ao final da tarde de hoje um total de 261 pedidos de empréstimo para rendas, indicou à Lusa fonte oficial do Ministério das Infraestruturas e da Habitação.
21h05 - Tom Moore tornou-se notado nos últimos dias por, aos 99 anos, prometer tentar juntar dinheiro para o serviço nacional de saúde britânico. A sua promessa, para conseguir o dinheiro de terceiros, foi a de dar 100 voltas a um pequeno circuito no jardim de sua casa, isto antes de completar 100 anos. Agora, Há uma petição para que receba o grau de 'sir'.
Tom Moore, a 99-year-old war veteran, raised 12 millions pounds for the NHS by walking 100 lengths of his back garden before his 100th birthday. He initially planned to raise £1,000 through the challenge, but extended his fundraiser after raising £70,000 in 24 hours. pic.twitter.com/LJz4zsyMYV
— The Guardian (@guardian) April 16, 2020
21h04 - O operador turístico ACROSS anunciou hoje um novo voo charter de ligação entre Luanda e Lisboa, para dia 30 de abril, o quarto desde o encerramento de fronteiras aéreas em Angola devido à pandemia de Covid-19.
21h00 - Recordamos agora o boletim epidemiológico revelado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), esta quinta-feira. De acordo com os dados mais recentes, Portugal conta com 629 mortos devido ao novo coronavírus e mais de 18 mil infetados.
Já se encontra disponível o Relatório de situação de hoje, 16 de abril, que pode ser consultado integralmente emhttps://t.co/FItqb6s6mC#SNS #DGS #UmConselhodaDGS #Sejaumagentedesaúdepública #estamoson pic.twitter.com/Y0ABndce1B
— DGS (@DGSaude) April 16, 2020
20h58 - O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior disse que a Direção-Geral da Saúde (DGS) está a disponibilizar dados sobre doentes com covid-19, para investigação, com um projeto a recorrer a inteligência artificial.
20h53 - Os Açores registaram hoje três novos casos de infeção pelo novo coronavírus, todos na ilha de São Miguel: duas mulheres de 75 e 86 anos, utentes do lar da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste, e um homem de 35 anos, profissional de saúde no Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada.
20h49 - Mário Centeno estimou que o total de apoios à sociedade no âmbito da pandemia de Covid-19 possa exceder os 20 mil milhões de euros, durante uma audição na Comissão de Orçamento e Finanças, no Parlamento.
20h42 - Vinte e nove reclusos foram hoje libertados por aplicação das normas excecionais de flexibilização de penas, devido à pandemia de Covid-19, num total de 1.135 mandados de libertação emitidos desde sábado.
20h37 - Bolsonaro demitiu, nesta quinta-feira, o ministro da saúde do país, Luiz Henrique Mandetta. O presidente do Brasil convidou Nelson Teich para o lugar.
#BREAKING Brazil's Bolsonaro sacks health minister during virus crisis: official pic.twitter.com/6rqGLOSsQP
— AFP news agency (@AFP) April 16, 2020
20h32 - O presidente do Governo dos Açores descartou "nesta fase" definir uma "operação especial" de transporte para a região de estudantes açorianos no continente, destacando os apoios dados aos jovens no âmbito da pandemia de covid-19.
20h20 - A Madeira voltou hoje a não registar casos de infeção por Covid-19, mantendo os 53 assinalados na quarta-feira, já com dois recuperados, indicaram as autoridades regionais, sublinhando que este é o sétimo dia sem novos doentes.
20h15 - O Governo pagou 60 milhões de euros aos agricultores, na sequência dos pedidos de adiantamento no âmbito dos programas de desenvolvimento rural (PDR), operacionais de frutas e legumes e de apoio ao setor vitivinícola, face à Covid-19.
20h07 - A mais recente sondagem do Barómetro de Opinião Covid-19 da Marktest, realizada nos dias 6, 7 e 8 de abril revela que os portugueses continuam preocupados com a pandemia da Covid-19, mas estão mais confiantes.
20h05 - O Parlamento aprovou hoje um regime excecional do processo orçamental que permite adiar a entrega do Programa de Estabilidade e que a apresentação da proposta das Grandes Opções seja feita com a do Orçamento do Estado para 2021.
20h03 - Proteção Civil recebe doação de 2.025 viseiras reutilizáveis. O material de proteção individual, doado pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), irá ajudar a "garantir a segurança dos profissionais da Proteção Civil".
20h00 - Marcelo Rebelo de Sousa já assinou a renovação do Estado de Emergência: "Acabo de assinar a segunda - e desejo, e todos desejam, a última - renovação do estado de emergência, para vigorar até às 24 horas do dia 2 de maio", afirmou, numa comunicação ao país, a partir do Palácio de Belém, em Lisboa.
O Presidente da República apontou "três razões essenciais" para a sua decisão: consolidar a situação nos lares, estabilizar o número de internamentos no Serviço Nacional de Saúde e "dar tempo e espaço ao Governo para definir critérios, isto é, para estudar e preparar para depois do fim de abril a abertura, gradual, da sociedade e da economia, atendendo a tempo, a modo, a territórios, a áreas e a setores".
Considerou ainda Marcelo que estamos "a ganhar a segunda fase" do combate à propagação da Covid-19, mas avisou que "falta porventura o mais difícil. Como diz o povo, nós não queremos morrer na praia".
Leia aqui ao pormenor a declaração do Presidente da República
20h00 - Boa noite! Criámos um novo registo. Recorde aqui as atualizações da tarde desta quinta-feira.