O ministro da Saúde do Japão anunciou ao início da manhã desta sexta-feira que as autoridades de saúde locais registaram 503 novos casos de infetados com a Covid-19 e 12 vítimas mortais nas últimas 24 horas.
O número total de infeções registadas em todo o país é agora de 9.879, dos quais 712 foram vinculados ao navio de cruzeiro Diamond Princess.
Os mesmo dados dão conta de que 161 pessoas morreram no Japão desde o início da pandemia.
Até ao momento, o Japão foi relativamente poupado pela pandemia, mas o número de casos aumentou sensivelmente desde finais de março, com o risco de agravar a situação nos hospitais, impelindo o Governo a adotar novas medidas.
Nesse sentido, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, alargou na quinta-feira o estado de emergência ao conjunto do arquipélago nipónico para combater de forma mais eficaz a propagação do novo coronavírus.
Na semana passada, Abe tinha declarado o estado de emergência até 6 de maio para sete das 47 regiões do país, incluindo Tóquio e a sua grande cintura metropolitana, e na região de Osaka, a grande cidade do oeste do país.
Este dispositivo, com duração prevista de um mês, não implica o confinamento obrigatório, mas permite que as autoridades regionais recomendem aos habitantes que restrinjam as suas deslocações ao máximo e sugiram o encerramento temporário de diversas atividades comerciais.
Leia Também: Covid-19: Japão declara estado de emergência nacional