Homem de 76 anos que luta contra cancro venceu o novo coronavírus
Benedito de Sousa e Silva já se tinha curado de um linfoma, mas foi diagnosticado novamente este ano.
© Reprodução TV Tribuna
Mundo Brasil
O novo coronavírus já fez milhares de vítimas mortais um pouco por todo o mundo, e todos os dias surgem histórias de esperança de pessoas idosas que superaram a doença.
Mas do Brasil chega-nos um caso ainda mais impressionante de um homem que, neste momento, luta contra um cancro e que ultrapassou o novo coronavírus. Benedito de Sousa e Silva, de 76 anos, recebeu alta hospitalar na quinta-feira depois de superar a Covid-19, mas terá de fazer terapia para se curar de um linfoma que lhe voltou a ser diagnosticado este ano, isto depois de já ter ultrapassado este mesmo cancro.
Segundo informações do portal G1, que entrevistou a neta deste idoso, Benedito superou um linfoma em 2016. Depois de anos recuperado, o idoso voltou a ter sintomas este ano, quando os médicos descobriram um mieloma, um tumor no sangue.
Benedito foi, então, sujeito a novos tratamentos em Santos, no litoral de São Paulo, e ficou na casa de familiares para ficar próximo do hospital. Com a pandemia do novo coronavírus, o idoso começou a fazer os tratamentos na residência.
"Ele ficou na nossa casa, em Santos, por ser mais próximo do hospital. Ele continuou o tratamento longe dos hospital, mas sentiu uma dor forte e precisou de voltar lá. Durante um exame, os médicos aperceberam-se de uma baixa oxigenação, e foi quando fizeram o teste e descobriram a Covid-19", relatou a neta Letícia Monteiro Garcia, salientando mesmo que o avô não teve sintomas, mas que a se família preocupou por ele ser de um grupo de risco.
Após cinco dias internado no hospital Guilherme Álvaro, em isolamento, Benedito voltou para casa e foi aplaudido pelos profissionais de saúde. Sem febre ou tosse, a equipa médica decidiu que seria importante que Benedito continuasse o isolamento em casa. Segundo a neta, o idoso irá continuar a quarentena em casa com os familiares.
"Disseram-me que ele só iria sair depois de 14 dias, e recebemos uma telefonema na hora do almoço. Não nos assustámos, não sabíamos bem o que ia acontecer, mas quando chegámos ao hospital foi muito emocionante", declarou Letícia
Ao sair da unidade hospitalar, Benedito deixou um alerta para as pessoas, pedindo que os moradores cumpram a quarentena: "É uma coisa muito séria, e temos de ter a cabeça no lugar e muita fé".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com