O governador do estado de Nova Iorque, Andrew Cuomo, proferiu, nesta sexta-feira, duras críticas contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusando-o de não querer ajudar os estados a sair do confinamento, mas desejando "apresentar-se como um guia da nação".
"Ele [Donald Trump] não fez nada" para apoiar o levantamento gradual das medidas de confinamento, referiu Cuomo, em declarações reproduzidas pela revista Forbes.
"Ele diz: 'É a escolha dos estados, dos governadores'. Tudo o que ele faz é andar à frente da procissão, mas não faz a mais pequena ideia de como decorre o desfile", ironizou o governador de Nova Iorque.
"Os governadores reabrirão (o comércio) quando acharem que é a hora", ressalvou Cuomo, deixando uma ressalva e um conselho ao presidente norte-americano.
"Vamos manter as emoções, a política e o ego fora disto. Os tweets de Donald Trump? Ele que dedique mais tempo à ação e menos às reclamações".
Recorde-se que nesta segunda-feira, Donald Trump desafiou Andrew Cuomo, assim como outros governadores, a delinearem processos de saída do confinamento, antes de declarar, quinta-feira, que cabia aos estados tomarem essa decisão .
O estado de Nova Iorque continua a ser o mais afetado pelo surto do novo coronavírus nos Estados Unidos, tendo registado 630 mortes nas últimas 24 horas, um número abaixo dos verificados nos dias anteriores.