Após rejeitar testes defeituosos, Espanha recebe... testes com defeito

Bioeasy reenviou novo material para testes, mas governo espanhol diz que também não funciona e vai pedir reembolso.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
21/04/2020 09:38 ‧ 21/04/2020 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Empresa

Espanha comprou há semanas mais de 600 mil testes à empresa Bioeasy. Porém, o material recebido pelo governo espanhol vinha com defeito e, por isso, foi devolvido.

Reconhecendo o seu erro, a empresa chinesa acabou por reenviar 'novos equipamentos', mas, segundo o El País, também este lote apresentava defeito, pelo que não pôde servir o seu propósito.

Agora, explica a publicação espanhol, o governo liderado por Pedro Sánchez prepara-se para pedir o reembolso da sua compra, assumindo que a relação de confiança foi quebrada.

Em causa estava o facto de que os testes, que utilizam o método de fluorescência, não possuíam a sensibilidade necessária, apresentando uma sensibilidade de 30% quando seria necessária uma sensibilidade de, pelo menos, 80%.

Com apenas 58 mil testes do total da encomenda já 'ao serviço' das autoridades espanholas, a ideia do governo do país vizinho é devolver toda a remessa, cancelando a restante parcela da encomenda.

Adquiridos através de um intermediário espanhol, a Embaixada da China em Espanha alertou que a Bioeasy não tinha licença de comercialização no país asiático. O governo de Sánchez respondeu que a empresa tinha permissão para exportar para a União Europeia e que não havia adquirido os testes rápidos diretamente do produtor, mas através de um distribuidor.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas