Meenal Viz e Nishant Joshi, um casal de médicos residente em Londres, anunciaram, esta quinta-feira, que irão avançar com um processo nos tribunais contra o governo do Reino Unido, devido à falta de equipamentos de proteção individual para lidar com a pandemia.
Em comunicado emitido pelo gabinete de advogados Bindmans, o casal mostrou-se "incrivelmente preocupado com o número crescente de profissionais de saúde que estão a ficar seriamente doentes e a morrer devido à Covid-19".
"É dever deste governo proteger os seus profissionais de saúde, e há uma grande ansiedade entre as equipas relativamente aos protocolos de segurança que parecem mudar sem razão", poder ler-se na nota reproduzida pela agência noticiosa Reuters.
"Cada vez que um profissional de saúde é hospitalizado com Covid-19, isso coloca uma carga extraordinária nos nossos amigos, familiares e colegas. Sedar e ventilar o próprio colega supõe uma carga mental em toda a força de trabalho", prossegue.
Meenal Viz e Nishant Joshi defendem que "o governo deve um pedido de desculpas a todas as famílias enlutadas, muitas delas incapazes de estar com os seus mais próximos no momento da morte", pelo que querem "garantir que nenhuma outra família" tenha de suportar um "trauma e luto inimaginável"
"Tudo aquilo que pedimos é responsabilização de quem toma decisões, e que tudo seja feito de forma transparente. Somos médicos, enfermeiros e profissionais de saúde. Estaremos lá para vocês na altura de maior necessidade. Estaremos lá para a vossa família. O governo tem que proteger-nos para que vos possamos proteger", concluem.