AO MINUTO: Mais sete detidos por cá; Lojas reabrem, restaurantes não
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.
© Reuters
Mundo Covid-19
O primeiro-ministro, António Costa, recebe hoje em São Bento os nove partidos políticos com assento parlamentar para uma ronda de audições sobre o calendário e plano de retoma, que será anunciado quinta-feira.
A partir das 14h30, na residência oficial, em São Bento, o primeiro-ministro começa por receber o PSD, seguindo-se Bloco de Esquerda e PCP - audiências com duração prevista de uma hora. Depois, reúne-se com o CDS (45 minutos) e, com intervalos de meia hora, o PAN, o PEV, o Chega, a Iniciativa Liberal e o PS.
Segundo o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde, o novo coronavírus já matou 973 pessoas em Portugal e infetou 24.505. Houve ainda registo de 1.389 pessoas recuperadas. A nível global, já morreram mais de 217 mil pessoas e foram ultrapassados os 3,1 milhões de infetados.
Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:
21h30 - Boa noite! Este acompanhamento termina aqui. As atualizações continuam neste link.
21h21 - O novo balanço da incidência do novo coronavírus no Brasil, revelado esta quarta-feira, dá conta de 78.162 casos confirmados do novo coronavírus no país (mais 6.276 em 24 horas). Quanto a óbitos, já foram registados 5.466 (mais 449 em relação a ontem).
O @minsaude atualiza a situação do #coronavirus no Brasil - 29/04: 78.162 casos confirmados5.466 óbitos 38.564 em acompanhamento34.132 recuperados1.452 óbitos em investigaçãoConfira mais informações na plataforma: https://t.co/fIH1TRftNx #COVID19 pic.twitter.com/4wOVHJbJhz
— Ministério da Saúde (@minsaude) April 29, 2020
21h16 - O responsável da Autoridade de Saúde Regional dos Açores, Tiago Lopes, admitiu hoje que não envia atempadamente dados sobre a covid-19 à Direção-Geral da Saúde, alegando que a informação fidedigna deve ser consultada nos comunicados regionais.
21h07 - A economia dos EUA vai "provavelmente cair a um ritmo sem precedentes no segundo trimestre", devido à pandemia do novo coronavírus, admitiu hoje o presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell.
21h02 - Portugal e outros 11 países da União Europeia (UE) pediram hoje à Comissão uma mudança temporária nas regras dos passageiros com voos cancelados, para serem considerados vouchers em vez de reembolsos em dinheiro, dadas as dificuldades das transportadoras.
20h58 - A retoma das atividades presenciais na Universidade do Porto (UP) será "realizada faseadamente", sendo que a "prioridade" é o restabelecimento das atividades de investigação e dos serviços de apoio aos estudantes, como as bibliotecas, avançou hoje o reitor.
20h49 - Um estudo apresentado pelo Imperial College de Londres demonstra que o Brasil é o país do mundo com maior taxa de contágio da Covid-19 (doença provocada pelo novo coronavírus) entre 48 países analisados.
Por outro lado, considera o partido que este plano deve ter linhas vermelhas: "Não pode levar a aumentos dos impostos, não pode conduzir a cortes nas pensões nem permitir que pelo orçamento do Estado dentro entrem preconceitos ideológicos como são a coletivização da economia e as nacionalizações".
20h36 - O responsável da Autoridade de Saúde Regional dos Açores não revelou hoje se o levantamento de medidas restritivas devido à Covid-19 na região seguirá os prazos adotados a nível nacional, remetendo uma decisão para breve.
20h34 - São Tomé e Príncipe registou, nas últimas 24 horas, mais três casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando o total para 14, dos quais 10 estão internados, disse hoje a diretora dos Cuidados de Saúde são-tomense.
20h26 - O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, disse hoje que vai aliviar algumas medidas de restrição contra a pandemia de Covid-19, como a reabertura de lojas e esplanadas, à exceção da capital do país, Budapeste.
20h15 - O que ouviram (e disseram) os partidos nos encontros com Costa? Na véspera do Conselho de Ministros que vai preparar o pós-Estado de Emergência e a reabertura de alguns serviços, nomeadamente o comércio de rua, os nove partidos com assento parlamentar estão a ser ouvidos, na tarde desta quarta-feira, pelo primeiro-ministro António Costa. Fique com um resumo.
20h08 - As Forças Armadas já iniciaram as operações de higienização das escolas que poderão reabrir para receber alunos 11.º e 12.º anos e o processo deverá ficar concluído dentro das próximas semanas, afirmou hoje o ministro da Defesa Nacional.
20h03 - A pizza está de volta! As entregas em casa desta famosa comida italiana recomeçaram na cidade de Nápoles, depois de dois meses de paragem devido ao novo coronavírus, mostra a Associated Press.
The birthplace of pizza is overjoyed to welcome back its favorite food. Home deliveries of Neapolitan pizza can now be made in the southern Italian city of Naples after a two-month shutdown because of the coronavirus outbreak. https://t.co/TvFjNeNmIy pic.twitter.com/qP1kk6Xf9t
— AP Europe (@AP_Europe) April 29, 2020
19h56 - A Unidade de Saúde Publica (USP) da Guarda indicou hoje que subiu para seis o número de mortes por Covid-19 entre utentes do lar da Misericórdia de Foz Côa, onde se registaram já 51 recuperados de 76 infetados.
19h49 - A Bélgica vai começar a rastrear pessoas que tenham estado em contacto com infetados pela pandemia de covid-19 na segunda-feira, iniciando com uma fase experimental, informaram hoje as autoridades locais.
19h44 - O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, decretou hoje a prorrogação do estado de emergência até 30 de maio, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, para evitar uma eventual pressão sobre o sistema de saúde do país.
O partido está "de acordo" com o desconfinamento, mas sublinha que tem de haver a "garantia de proteção" para que os trabalhadores e utentes estejam seguros. "Existem leis suficientes, faltam é medidas que são necessárias para tranquilizar milhões de portugueses", frisou.
19h34 - Cerca de 1.300 milhões de alunos no mundo estão afetados pelo encerramento dos estabelecimentos de ensino, indicam os dados mais recentes da UNESCO, que se congratulou hoje com a "reabertura progressiva" das escolas e universidades em vários países.
19h22 - Este mapa da Reuters mostra uma linha temporal da incidência do novo coronavírus e destaca quais os países com casos importados e os com transmissões locais da Covid-19. Há 33 nações sem registo de casos de infeção.
Most of the places yet to report a case of the coronavirus are small, hard-to-reach island nations, many in the Pacific. Several such as Nauru, Tuvalu, Pitcairn, Tokelau and Niue are some of the least-populated places in the world https://t.co/0ZDIyzQih9 pic.twitter.com/E4KEMhWJVa
— Reuters (@Reuters) April 29, 2020
19h16 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje estar a investigar possíveis ligações entre a Covid-19 e uma doença inflamatória grave que afeta crianças, mas salientou que, por enquanto, se trata de casos "muito raros".
19h06 - "O coronavírus é um monstro, ataca todo o sistema. Há muitas incógnitas por resolver". As palavras são de Ranieri Guerra, Subdiretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) ao El Mundo.
Ranieri Guerra, subdirector de la OMS: "El coronavirus es un monstruo, ataca a todo el sistema. Hay muchas incógnitas por resolver" https://t.co/NXS3svE6D0
— EL MUNDO (@elmundoes) April 29, 2020
19h02 - A diretora da OMS África alertou hoje para um aumento "dramático" de infeções pelo novo coranavírus na região África Ocidental e Central, que concentra 54% dos casos e 35% das mortes do continente e níveis "muito baixos" de testes.
18h56 - Importante decisão no Desporto. As Federações Portuguesas de Andebol, Basquetebol de Patinagem e Voleibol estiveram esta quarta-feira reunidas para decidir o desfecho dos respetivos campeonatos desta época. Os quatro órgãos informaram, através de um longo comunicado, que as competições não irão ser retomadas.
18h48 - Foram detidas 108 pessoas por crime de desobediência (mais sete nas últimas 24 horas) e encerrados 235 estabelecimentos, até às 17 horas desta quarta-feira, no âmbito do terceiro Estado de Emergência em que nos encontramos - e que teve início às 00h00 de 18 de abril - devido ao novo coronavírus. Os dados são do Ministério da Administração Interna.
18h44 - A polícia russa anunciou hoje a detenção de sete pessoas acusadas de revenda em contrabando de respiradores artificiais, equipamentos essenciais para o tratamento dos casos mais graves de doentes infetados com o novo coronavírus.
18h40 - "É possível jogar à porta fechada". Na opinião de Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos, em entrevista à Rádio Renascença, é importante que os jogos decorram sem público para não "correr riscos relativamente a esta infeção" e que os jogadores possam fazer "testes regulares" à Covid-19.
"É preciso prolongar o apoio social para lá do Estado de Emergência", atirou, adiantando que, para o BE, o apoio de atendimento aos filhos tem de ser estendido, bem como devem ser revistos os prazos de moratórias para as rendas de casa.
18h25 - O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou hoje que aquilo que o Governo tem desenhado para a primeira fase do período pós-estado de emergência é que abram "lojas de rua de tamanho mais reduzido", estando os restaurantes para já excluídos.
18h21 - Regresso da liga alemã de futebol em maio parece cada vez mais próximo, depois de o projeto de retoma ter recebido o apoio do Ministério do Trabalho, que o considerou "aceitável em termos de saúde e segurança no trabalho".
18h17 - A Assembleia da República vai debater na quinta-feira 'O relançamento da economia pós-Covid', num debate de atualidade pedido pelo Governo, que estará representado pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, confirmou hoje a conferência de líderes.
18h11 - Mais de 24 mil pessoas morreram em França devido ao novo coronavírus. As autoridades de saúde gaulesas confirmaram que 427 pessoas morreram nas últimas 24 horas com Covid-19.
427 nouveaux morts du coronavirus en France, 24 087 au total depuis le début de l’épidémie > https://t.co/enDhF8rggv
— Le Parisien (@le_Parisien) April 29, 2020
17h46 - O secretário de Estado da Saúde afirmou hoje que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem uma capacidade de cerca de 21.500 camas para agudos, sendo que 11 mil são de especialidades médicas e nove mil de especialidades cirúrgicas.
17h29 - A Assembleia da República vai debater e votar na quinta-feira a proposta de lei do Governo que estabelece a redução do IVA, para a taxa mínima, das máscaras e gel desinfetante usados no combate à pandemia de Covid-19.
17h20 - "Este coronavírus é pior do que um ataque terrorista". Quem o diz é Tedros Adhanom Ghebreyesus, secretário-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). "Desde o princípio, a Organização Mundial de Saúde (OMS) agiu rápida e decisivamente para responder e avisar o mundo. Tocámos o alarme cedo e e com muita frequência. Temos dito que o mundo teve tempo para se preparar e prevenir contágios comunitários", acrescentou
Media briefing on #COVID19 with @DrTedros. https://t.co/WC2ljICW8i
— World Health Organization (WHO) (@WHO) April 29, 2020
17h17 - O Reino Unido torna-se o segundo país europeu com mais mortes por Covid-19. As autoridades de saúde britânicas anunciaram que 26.097 pessoas morreram devido ao novo coronavírus desde o início da pandemia.
17h07 - Rui Rio, no final do encontro que manteve com António Costa, afirmou que o que "se pretende é aquilo que eu acho que é correto, que é começar a abrir a economia, mas de uma forma muito prudente e muito lenta, medindo as coisas". Sempre com avaliações do que "aconteceu na quinzena anterior".
O líder do PSD referiu ainda duas preocupações: "as empresas têm dito que o dinheiro tarda muito a chegar por razões de ordem burocrática", pedindo ainda "que o Estado pague rapidamente todas as dívidas que tem aos seus fornecedores".
17h06 - "Cuide de si, cuide de todos". O Serviço Nacional de Saúde (SNS) partilhou, no Twitter, um vídeo com várias dicas para manter a saúde mental durante a pandemia da Covid-19. Uma das dicas é partilhar com familiares e amigos o modo como estamos a viver tudo isto e ajudar os que mais gosta. Saiba tudo aqui.
17h05 - Itália voltou a registar uma 'quebra' em novos casos e óbitos. Já 203.591 pessoas contraíram o vírus SARS-CoV-2 e outras 27.682 morreram no país desde o início da pandemia.
Coronavirus in Italia: 203.591 casi positivi e 27.682 morti. Il bollettino del 29 aprile https://t.co/BinMePVNLX pic.twitter.com/uwYK62PDKy
— Corriere della Sera (@Corriere) April 29, 2020
17h01 - A porta-voz da Conferência de Líderes, revelou, no final da reunião, que "na próxima semana haverá dois plenários, um na quarta-feira, dia 6, em que cada partido procedeu a um agendamento" e "na quinta-feira, no dia 7 de maio, com debate quinzenal e votações". "Começamos lentamente a retomar a normalidadade", considerou Maria da Luz Rosinha, com "preocupações pela salvaguarda das medidas de segurança".
16h53 - O festival de cinema de Locarno, marcado para agosto na Suíça, foi cancelado, por causa da pandemia da Covid-19, foi hoje anunciado.
The Locarno Leopard and the shape of cinema to come. With Locarno73 cancelled, the Festival is temporarily reinventing itself by launching Locarno 2020 – For the Future of Films. #Locarno2020..Read the latest news here: https://t.co/cQE6joQ5ed pic.twitter.com/miyIud36Tk
— Locarno Film Festival (@FilmFestLocarno) April 29, 2020
16h50 - O governo japonês está a planear estender o estado de emergência devido à nova pandemia de coronavírus em cerca de um mês para todo o país, informou o jornal Nikkei.
16h49 - O Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) retoma segunda-feira, "de forma gradual e faseada", a atividade clínica programada, revelou hoje à Lusa fonte hospitalar.
16h40 - O embaixador britânico em Portugal tem publicado nas redes sociais vídeos de si mesmo a tocar piano em homenagem aos profissionais de saúde do Reino Unido e de Portugal, tornando-se uma sensação na Internet, escrevem os media britânicos.
I'm not used to all this musical attention. I think I will go and hide at the end of the garden! But on a serious note, I would like to recall that this is all in support of NHS and SNS medical staff, carers and key workers. Thank you so much. https://t.co/XVCg0jCuHQ
— Chris Sainty (@ChrisSaintyFCO) April 28, 2020
16h38 - A UEFA informou hoje que todos os campeonatos de futebol que planeiam um regresso à atividade irão apresentar protocolos sanitários e condições operacionais que garantam a saúde dos envolvidos.
16h34 - Jogos Olímpicos em risco. Primeiro-ministro do Japão já fala em cancelamento. Shinzo Abe salienta que será impossível manter as Olimpíadas caso a pandemia não esteja controlada.
16h32 - O primeiro-ministro janta hoje com o Presidente da República após receber os partidos parlamentares em São Bento, para analisar o novo quadro de medidas para conter a pandemia de Covid-19 depois o fim do estado de emergência.
16h24 - O medicamento experimental Remdesivir teve "resultados positivos" em pacientes infetados com o novo coronavírus. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo laboratório norte-americano Gilead Sciences.
#BREAKING COVID-19: Gilead Sciences reports positive data from trial of antiviral drug #remdesivir pic.twitter.com/g5Vi3AVPSU
— AFP news agency (@AFP) April 29, 2020
16h20 - A diretora-geral da Saúde disse hoje que não há falta de fiscalização policial às pessoas que estão em confinamento domiciliário obrigatório, garantindo que "corre de forma exemplar" a cooperação entre as autoridades de saúde e de segurança.
16h16 - Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação, deixou, a partir de uma escola na Amadora, uma palavra de agradecimento ao ministro da Defesa Nacional e à secretária de Estado que têm acompanhado o processo de desinfeção das escolas "de uma forma muito próxima", estendendo-o às Forças Armadas no seu todo.
Já João Gomes Cravinho, destacou "a forma como as Forças se adaptaram, com grande rapidez e disponibilidade, a este desafio". Estão 400 militares envolvidos nesta higienização, para que os 11º e 12º anos possam retomar as aulas. "Vamos ter uma escola segura", garantiu ainda Gomes Cravinho.
16h14 - A Suécia passou a barreira dos 20 mil casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus. Esta quarta-feira, o país contabilizou mais 107 mortes, aumentando o balanço para 2,462 óbitos desde o início da pandemia.
16h05 - Quase metade (49,2%) dos portugueses classifica o impacto psicológico da pandemia de Covid-19 como "moderado a severo", segundo um estudo desenvolvido pela Mind - Instituto de Psicologia Clínica e Forense, que foi hoje divulgado.
16h04 - Espanha e França, dois dos países europeus mais atingidos pela pandemia provocada pelo novo coronavírus, anunciaram os seus planos de reativação, fazendo de maio o mês em que a maioria dos europeus assiste ao levantamento gradual das restrições.
16h01 - Aeronaves militares sobrevoaram Nova Iorque e Nova Jérsia para agradecer aos profissionais na linha da frente no combate à Covid-19. As imagens são da Reuters.
WATCH: Military jets flew over New York and New Jersey to thank first responders pic.twitter.com/wgjNeq7xDr
— Reuters (@Reuters) April 29, 2020
15h51 - O CDS-PP quer que as luvas de uso único e as viseiras sejam abrangidas pela taxa reduzida de IVA, à semelhança do que foi aprovado pelo Governo para as máscaras e gel desinfetante usados no combate à covid-19.
15h46 - A Marinha dos Estados Unidos anunciou um inquérito sobre as circunstâncias que rodeiam a propagação do novo coronavírus a bordo do porta-aviões USS Theodore Roosevelt, que provocou uma crise nas forças armadas.
15h42 - Recorde aqui o mais recente boletim epidemiológico divulgado esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde. Portugal conta com 973 mortes e 24.505 infeções pelo novo coronavírus.
Já se encontra disponível o Relatório de situação de hoje, 29 de abril, que pode ser consultado integralmente em https://t.co/FItqb6s6mC#SNS #DGS #UmConselhodaDGS #Sejaumagentedesaúdepública #estamoson pic.twitter.com/0poU0iaHQf
— DGS (@DGSaude) April 29, 2020
15h40 - O Centro de Operações de Emergência Médica da Guiné-Bissau mais do que duplicou os casos positivos da Covid-19 no país, para 197, depois de terem sido confirmados vários casos entre membros do Governo.
15h33 - Noventa e três por cento das mortes por Covid-19 ocorreram em hospitais, 4% em lares e as restantes em casa, revelou hoje a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, assegurando que todos os óbitos estão a ser contabilizados.
Reveja a conferência desta quarta-feira:
15h30 - O responsável da estratégia de combate à Covid-19 em Itália declarou hoje que o país está preparado para uma segunda vaga de infeções, "ainda maior do que a primeira", se a reabertura levar a um aumento de casos.
15h23 - O governo britânico recusou hoje publicar o plano para o fim do confinamento decretado para travar a pandemia de Covid-19 antes de maio, apesar do aviso do líder do Partido Trabalhista para o risco de o Reino Unido "ficar para trás".
15h07 - Quarentena força sete irmãos a escolher cinco para irem ao funeral do pai. A família Hackford perdeu o seu progenitor, de 72 anos, por complicações cardíacas e, agora, os filhos, que residem em Sheffield, terão de escolher quem marcará presença no adeus ao pai Gerald.
15h01 - ACT reforçada para que retoma da atividade económica cumpra as regras. A garantia foi dada pela ministra do Trabalho no final da reunião de Concertação Social.
15h00 - Um resumo do mais importante das últimas horas:
- As autoridades de saúde portuguesas estão atentas à situação verificada em alguns países, de crianças que apresentam uma reação inflamatória rara, disse hoje a diretora-geral da Saúde, assegurando que até à data não foi verificado nenhum caso em Portugal;
- A linha telefónica SNS 24 atende diariamente 7 mil chamadas e o tempo de espera para atendimentos é "menos de meio minuto";
- Saiba aqui quais são os cinco concelhos com mais casos de Covid-19, segundo os dados mais recentes da DGS e veja quantos há no seu;
- O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, afirmou no Parlamento que "qualquer intervenção pública" na TAP "implicará que o Estado português" acompanhe "todas as decisões que serão tomadas";
- Espanha regista 325 novos óbitos, num total de 24.275 mortos.
15h00 - Boa tarde! Começámos um novo acompanhamento. Para recordar as incidências desta manhã, clique aqui.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com