Tom Moore, o veterano que combateu na II Guerra Mundial e que angariou mais de 30 milhões de euros para o serviço nacional de saúde britânico ao dar 100 voltas à casa, festeja, esta quinta-feira, o 100.º aniversário, que Boris Johnson não quis deixar passar em branco.
Através de uma mensagem publicada nas plataformas oficiais do governo, o primeiro-ministro do Reino Unido desejou "um 100.º aniversário muito feliz" ao capitão, que enalteceu como um exemplo a seguir pela "generosidade" em tempo de pandemia.
"Os seus esforços heróicos animaram os espíritos de toda a nação. Penso que ouvi falar pela primeira vez da sua missão quando tinha arrecadado cerca de um milhão de libras, o que, só por si, era extraordinário. Agora, inspirou à mais incrível generosidade, arrecadando mais de 29 milhões de libras, apoiando a causa mais próximas de todos os nossos corações", afirmou.
"Criou um canal que permitiu a que milhões agradecessem do fundo do coração aos notáveis homens e mulheres do nosso serviço nacional de saúde, que estão a fazer o mais fantástico trabalho, e cuja coragem e compaixão será o motivo pelo qual, no fim, derrotaremos o coronavírus", prosseguiu.
"Existe uma tradição desde há alguns anos, na qual o primeiro-ministro tira um momento de cada dia para agradecer a alguém pelo seu serviço para com outros, ao reconhecê-lo como um ponto de luz. Capitão Tom, isso é exatamente aquilo que você é. Um ponto de luz em todas as nossas vidas. Por isso, em nome de todo o país, obrigado, e tenha um 100.º aniversário muito especial", completou.
I want to wish @captaintommoore a very special 100th Birthday. Thank you on behalf of the whole country. pic.twitter.com/YqJxtHLCav
— Boris Johnson #StayHomeSaveLives (@BorisJohnson) April 30, 2020