O capitão Tom Moore, que se tornou um dos rostos do combate contra a pandemia de Covid-19 no Reino Unido, vai ser ordenado cavaleiro pelos seus esforços para angariar fundos para o NHS, o sistema nacional de saúde britânico, adianta a BBC.
A recomendação para a atribuição deste título partiu do primeiro-ministro Boris Johnson e foi aprovada pela rainha Isabel II. O anúncio formal da ordenação para o grau de cavaleiro do capitão Tom Moore vai acontecer esta quarta-feira.
Num comunicado, Boris Johnson realçou que a "fantástica angariação de fundos" de Tom Moore "bateu recordes" e "inspirou o país inteiro".
"Em nome de todas as pessoas que foram tocadas por esta estória incrível, quero dizer um grande obrigado. Ele é um verdadeiro tesouro nacional", disse o primeiro-ministro britânico.
O veterano já reagiu a esta honra que lhe vai ser atribuída. "Sinto-me completamente maravilhado. Nunca por um único momento poderia ter imaginado que seria agraciado com uma honra tão grande", declarou o capitão Tom Moore.
O veterano conseguiu angariar 32,7 milhões de libras (36,6 milhões de euros) para o NHS ao completar 100 voltas ao seu jardim antes de celebrar o seu 100º aniversário em abril.