O líder do Partido Popular Austríaco (ÖVP), Christian Stocker, felicitou hoje o candidato conservador alemão, Friedrich Merz, pela vitória nas eleições federais realizadas hoje, instando-o a "uma ação decisiva" para enfrentar os "muitos desafios" que a Alemanha enfrenta.
"Tal como a Áustria, a Alemanha também enfrenta muitos desafios e, numa altura como esta, é necessária uma ação decisiva e as empresas devem ser reforçadas", defendeu o responsável austríaco.
Também o líder do Partido Popular Europeu (PPE), Manfred Weber, felicitou Friedrich Merz pela vitória da coligação União Democrata-Cristã/União Social-Cristã (CDU/CSU).
"Um mandato claro para uma liderança conjunta de Friedrich Merz e da União! Os eleitores pronunciaram-se claramente a favor de uma mudança na política civil e de uma voz forte para a Baviera em Berlim - agora temos de enfrentar juntos os problemas do nosso país", publicou Weber, também membro da CDU, na sua conta X.
O PPE destacou a vitória de Merz "num momento crucial para a Europa".
"Estamos confiantes de que o novo governo de Friedrich Merz irá gerar uma liderança forte na Alemanha numa Europa forte", defendeu Weber.
Klarer gemeinsamer Führungsauftrag für @_FriedrichMerz und die Union! Die Wähler haben sich klar für einen bürgerlichen Politikwechsel und eine starke Stimme Bayerns in Berlin ausgesprochen. Jetzt gilt es die Probleme unseres Landes gemeinsam anzupacken! #Bundestagswahl2025 pic.twitter.com/RxQLi3GKoo
— Manfred Weber (@ManfredWeber) February 23, 2025
Também o primeiro-ministro saudou hoje o líder dos conservadores alemães pela vitória do seu partido nas eleições legislativas alemãs e salientou os desafios comuns a Portugal e Alemanha na União Europeia, NATO e Nações Unidas.
"Parabéns Friedrich Merz pela vitória. Estou entusiasmado com a perspetiva de trabalharmos juntos no aprofundamento das relações bilaterais entre Portugal e a Alemanha", escreveu Luís Montenegro na sua conta oficial na rede social X.
Parabéns, @_FriedrichMerz, pela vitória! Estou entusiasmado com a perspetiva de trabalharmos juntos no aprofundamento das relações bilaterais entre Portugal e a Alemanha e também perante os desafios comuns na União Europeia, na NATO e nas Nações Unidas.
— Luís Montenegro (@LMontenegropm) February 23, 2025
🇵🇹 🇩🇪
Da Grécia, o primeiro-ministro conservador, Kyriakos Mitsotakis, considerou, sobre o resultado das eleições alemãs: "Uma vitória decisiva para a nossa família política, para a Alemanha e para a Europa. Parabéns! Uma coisa é certa: serás o próximo chanceler da Alemanha", afirmou o chefe do Governo grego, no X.
A decisive victory for our political family, for Germany, and for Europe. Congratulations @_FriedrichMerz! One thing is clear: you will be Germany’s next chancellor.
— Kyriakos Mitsotakis (@kmitsotakis) February 23, 2025
De acordo com as projeções, o bloco conservador, formado pela União Democrata-Cristã (CDU) e pela congénere bávara União Social-Cristã (CSU), venceu as eleições com cerca de 29% dos votos, seguido pelo partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD), que quase duplicou a sua votação de 2021, para 19,5%.
O Partido Social-Democrata (SPD), do chanceler cessante Olaf Scholz, terá obtido cerca de 16%, enquanto os Verdes, parceiro de coligação, tiveram entre 12,4 e 13% dos votos. A Esquerda (Die Linke) terá alcançado cerca de 8,5%, acima dos 4,9% de 2012.
Leia Também: Líder da NATO espera trabalhar com Merz num "momento crucial"