Mohamed Amra, que foi durante nove meses o homem mais procurado de França, foi detido este sábado junto a um centro comercial na Roménia. O semanário Paris Match divulgou imagens do cidadão francês rodeado por dois agentes da polícia romena.
Segundo a publicação francesa, Amra, que fugiu de uma carrinha prisional em maio de 2024, foi visto na Roménia há dois dias, o que levou à sua detenção este sábado. Nas imagens da sua detenção, que pode ver abaixo, surge com uma cor de cabelo mais clara e com uns óculos.
O francês, de 30 anos, fugiu durante uma transferência para a prisão de Evreux, na região de Eure, quando dois carros atacaram a carrinha prisional onde seguia com o objetivo de o libertar, numa portagem em Incarville. Dois guardas prisionais foram mortos a tiro e outros dois ficaram em estado grave.
A notícia da sua detenção foi confirmada pelo ministro do Interior francês, Bruno Retailleau, que felicitou "todas as forças que tornaram possível a detenção de Mohamed Amra hoje na Roménia".
Je félicite toutes les forces qui ont permis l’arrestation de Mohamed Amra en Roumanie aujourd’hui . Je remercie chaleureusement la Roumanie pour sa coopération décisive.
— Bruno Retailleau (@BrunoRetailleau) February 22, 2025
Também na rede social X, o primeiro-ministro francês, François Bayrou, destacou o "sucesso magnífico" das autoridades francesas. "O profissionalismo de alto nível e a tenacidade incansável merecem a nossa gratidão. E isto foi feito em nome das vítimas, das suas famílias e em nome da França. Obrigado a todos vós", escreveu.
Em declarações ao Paris Match, o presidente francês, Emmanuel Macron, saudou o "tremendo sucesso".
Eis as imagens da detenção:
Mais la tête qu’il fait lors de son interpellation, il n’y est plus là 🤣 !
— Matthieu Valet (@mvalet_officiel) February 22, 2025
De Redoine Faïd impliqué dans le meurtre de la policière municipale Aurélie Fouquet à Mohamed Amra dans l’assassinat des agents pénitentiaires Fabrice et Arnaud, aucune pitié, la loi rien que la loi 🇫🇷 ! pic.twitter.com/INOu0ZfbbC
Mohamed Amra petite frappe sans envergure qui a tué 2 agents pénitentiaires lors de son évasion a été arrêté en Roumanie. Il semble avoir les cheveux teintés.
— Union Nationale Populaire (@UnionNatioPop) February 22, 2025
Toute ressemblance avec Louis Boyard ne serait que pure coïncidence. Même si le groin et la bedaine peuvent faire croire… pic.twitter.com/REyMdW8tgL
Recorde-se que o alerta para a fuga foi dado pelas 11h00 (10h00 em Lisboa) de 14 de maio. No crime estiveram envolvidos dois veículos, que tinham como objetivo libertar o preso transportado no momento do incidente.
Um dos carros, um Audi A5 branco, foi descoberto queimado na cidade de Vatteville. O segundo, um BMW série 5, fugiu na direção de Louviers e Evreux.
O suspeito, conhecido como 'La Mouche' estava preso por uma acusação de roubo e por ser suspeito de "tentativa de homicídio num grupo organizado" em Saint-Étienne-du-Rouvray. Nascido em 1994, o recluso seria também o cabecilha de uma rede de tráfico de drogas.
Leia Também: MNE confirma morte de cidadão português em ataque terrorista em França