A cidade de Buriticupu, no estado brasileiro do Maranhão, decretou estado de emergência após várias crateras se abrirem ao longo das últimas semanas, colocando várias casas sob ameaça. O problema, explica o Serviço Geológico do Brasil (SGB), está relacionado com a erosão provocada por chuva intensa, desflorestação e mau planeamento do território.
"No espaço dos últimos meses, as dimensões [das crateras] aumentaram exponencialmente, aproximando-se substancialmente das residências", lê-se no decreto divulgado pelo município de Buriticupu no início do mês.
Segundo a agência de notícias Reuters, vários edifícios foram destruídos e cerca de 1.200 pessoas correm o risco de ficar sem casa. Com o estado de emergência, passa a ser possível a desapropriação de casas "comprovadamente localizadas em áreas de risco de desastre".
As erosões - conhecidas no Brasil como ‘voçoroca’, um termo de origem indígena que significa "rasgar a terra" - são um problema conhecido há vários anos na cidade de Buriticupu. No entanto, tem vindo a agravar-se devido às fortes chuvas, combinadas com desflorestação e mau planeamento do território.
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: "Não está em discussão". Brasil nega debate sobre moeda única no BRICS