O Ministério da Saúde espanhol dá conta, esta sexta-feira, de mais duas mortes associadas à Covid-19, uma subida em relação ao dia anterior, quando deram conta de mais uma morte. As autoridades explicam, porém, que o balanço da última semana é de 39 mortes.
O número total de vítimas mortais é agora de 27.121, quando na quinta-feira era de 27.119 (menos dois óbitos), uma variação e 0,14%.
Em relação aos casos de infeção, são registados 238.564 casos de pessoas com diagnóstico positivos confirmados pelo teste PCR, o mais fiável na deteção do novo coronavírus. São mais 187 novos contágios em relação às últimas 24 horas, um ligeiro aumento em relação a quinta-feira (182).
As regiões com mais incidência de novos casos são Madrid (61) e Catalunha (47).
Actualización de datos de #COVID19 en Españahttps://t.co/fs3qBYrH6VInformación sobre la #desescaladahttps://t.co/vkpvpi0YRL#EsteVirusLoParamosUnidos pic.twitter.com/HOwxNkheQC
— Ministerio de Sanidad (@sanidadgob) May 29, 2020
Recorde-se que o número total de mortes e de casos de infeção devido ao novo coronavírus tem sofrido ajustes diários, fazendo com que os registos das últimas 24 horas nem sempre batam certo com os números totais. Segundo o Ministério da Saúde, a correção tem a ver com uma alteração da validação feita pelas comunidades autónomas espanholas (para corrigir séries e eliminar duplicações).
Em Espanha, recorde-se, o plano de alívio das medidas de luta contra o novo coronavírus prevê o levantamento gradual do confinamento numa série de fases que deverão terminar em finais de junho, com a chegada a uma "nova normalidade".