Lavada em lágrimas, a mãe da filha de seis anos de George Floyd comentou pela primeira vez a morte do afro-americano, que levou aos protestos que decorrem nos Estados Unidos.
"A Gianna não tem um pai, ele nunca a vai ver crescer, a terminar a licenciatura. Nunca vai poder acompanhá-la ao altar. Se tiver um problema e precisar do pai... ela já não tem um pai", disse Roxie Washington, esta terça-feira, na Câmara Municipal de Minneapolis.
"Estou aqui pelo meu bebé e pelo George, porque quero que seja feita justiça. Quero justiça porque ele era bom. Não importa o que podem pensar, ele era bom. Esta é a prova de que ele era bom", disse Washington, apontando para a filha de ambos.
Com a filha Gianna ao lado, Roxie Washington revelou que George Floyd se mudou de Houston para o Minnesota à procura de uma melhor oportunidade de trabalho, mas que nunca deixou de estar presente na vida da filha.
Roxie Washington fez-se acompanhar pelo amigo da família e antigo jogador da NBA Stephen Jackson, que gravou um pequeno vídeo com a filha de George Floyd que está a comover as redes sociais. "O que é que o papá fez?", pergunta Jackson à menina, que prontamente responde: "O papá mudou o mundo".
Ver esta publicação no Instagram
Recorde-se que também o irmão de George Floyd fez um apelo, esta terça-feira, para a paz nas ruas, dizendo que a destruição não vai trazer o seu familiar de volta.
"Se eu não estou aqui a estragar a minha comunidade, então o que estão todos a fazer?", questionou. "Vocês não estão a fazer nada, porque isso não vai trazer o meu irmão de volta", acrescentou.
Terrence fez o apelo no local onde o irmão foi sufocado com o joelho no pescoço contra o chão durante vários minutos, quando se encontrava algemado, por um agente da polícia.
A morte de George Floyd, a 25 de maio, deu origem a protestos contra a violência policial e o racismo em dezenas de cidades norte-americanas.