Na sequência de uma briga, um homem negro foi morto a tiro pela polícia, em Atlanta. Ao que tudo indica, a vítima, Rayshard Brooks, terá agarrado o 'taser' do agente e ter-lho-á apontado enquanto fugia.
Imagens divulgadas nas redes sociais, que pode ver abaixo, mostram o momento em que a vítima se envolve em confrontos com os agentes policiais e resiste à detenção.
A certa altura, o homem consegue libertar-se e fugir. Segundos depois, ouvem-se tiros disparados pela polícia e o homem é filmado, no chão, já inanimado.
De acordo com diretor do Gabinete de Investigação da Georgia, Vic Reynolds, o tiroteio aconteceu na sexta-feira à noite à porta de um restaurante e foi filmado pelas câmaras de segurança e por telemóveis de testemunhas. Assegurou ainda o responsável que as imagens iriam hoje ser partilhadas.
A polícia tinha sido chamada ao local devido a uma queixa de que um homem estava a dormir dentro de um carro num restaurante 'drive-thru' (comprar comida sem sair do carro) e a bloquear a passagem de outras viaturas. O homem baleado foi identificado como Rayshard Brooks, de 27 anos.
O caso acontece numa altura de grande tensão nos Estados Unidos da América relacionada com a brutalidade policial, após a morte pela polícia de George Floyd, em Minneapolis, em 25 de maio. Atlanta foi uma das cidades, na sequência do caso, onde multidões estiveram nas ruas em protesto.
Alertamos que as imagens que se seguem podem fragilizar a suscetibilidade dos leitores mais sensíveis:
Officer involved shooting last night in Atlanta, GA (District 5) I grew up in this neighborhood. It’s time to have the conversation! RESISTING arrest, excessive force, & justified shootings this young man is deceased. #RayshardBrooks #Atlanta #Police #District5 pic.twitter.com/MSogObtUZF
— Angela Stanton King (@theangiestanton) June 13, 2020