De acordo com os últimos dados divulgados pelo Instituto Robert Koch esta terça-feira, a Alemanha registou mais nove mortes e 378 casos de infeção nas últimas 24 horas. O número diário de mortes e infeções registou um aumento ligeiro, depois de ontem terem sido reportados mais 4 mortes e 192 novos casos.
Desde o início da pandemia, já morreram 8.800 pessoas e o número total de infetados é de 186.839 no país.
Estima-se um total aproximado de 173.100 pessoas consideradas curadas, um aumento de 500 em relação ao dia anterior.
"Corona-App"
Depois de várias discussões a propósito da proteção de dados, uma nova aplicação para telemóvel começa hoje a funcionar na Alemanha.
O presidente do RKI, Lothar Wieler, assume que esta nova ferramenta funciona para evitar um número crescente de novas infeções no país, sublinhando que os bons resultados da Alemanha no combate à doença se justificam em parte pela bem-sucedida rastreabilidade.
Já o ministro da Saúde, Jens Spahn, avisa que a nova aplicação não é uma solução total na luta contra o vírus, garantindo, ainda assim, que "pode ajudar as pessoas mais rapidamente".
O governo alemão insiste na sua instalação e uso voluntário, acrescentando que esta nova tecnologia apenas fornece recomendações aos utilizadores.
A nova "Corona-App" funciona através de Bluetooth, gastando menos energia. Deteta outros smartphones próximos, alertando os usuários que estejam em contacto próximo com alguém que tenha testado positivo.