Um novo mosquito identificado em Espanha, 'Aedes japonicus', está a aproximar-se de Portugal, segundo avança esta terça-feira o El País.
De acordo com a publicação espanhola, o mosquito estava instalado, desde 2018, em duas regiões do norte do país - Astúrias e Cantábria -, mas agora já terá chegado à Galiza, que faz fronteira com Portugal.
"O 'Aedes japonicus' surpreendeu-nos porque não sabemos como chegou a Espanha", contou Javier Lucientes, professor da Universidade de Saragoça que tem em vista a realização de um novo estudo para avaliar a expansão do mosquito.
Sublinhando já ser impossível erradicar o inseto, que se encontra geralmente em áreas rurais com gado, o investigador prevê que o mosquito esteja hospedado, nos próximos anos, nas regiões de Castela e Leão (perto de Portugal), País Basco e Navarra.
Sobre o crescimento do número de insetos no país, é também destacado que o mosquito adapta-se melhor a temperaturas frias, no Inverno, comparado com uma espécie parecida do género 'Aedes' que 'invadiu' Espanha em 2004, conhecida por 'tigre'. Este inseto também tem hipóteses de se disseminar mais facilmente pois consegue reproduzir-se em diferentes "ambientes aquáticos", como "poças, pneus, recipientes de leite ou baldes".