O Reino Unido registou mais 15 mortes de pessoas infetadas pelo novo coronavírus, aumentando para 42.647 o total de óbitos associados à Covid-19, informaram esta segunda-feira as autoridades de Saúde britânicas. Este é o registo diário mais baixo desde, pelo menos, 15 de março, dia em que foram anunciados 14 óbitos, e o registo diário mais baixo desde o início do confinamento, a 23 de março.
Em comparação com domingo, em que foram registadas 42.632 mortes acumuladas, verifica-se hoje uma taxa de variação de 0,04%. Sublinhe-se, porém, que os valores durante o fim de semana podem ser afetados pela demora no processo administrativo do registo dos óbitos.
Nas últimas 24 horas, foram identificadas mais 958 pessoas com diagnóstico positivo, também uma descida em relação à véspera (1.221). Até ao momento, 305.289 pessoas obtiveram diagnóstico positivo no conjunto da região - Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales.
Ainda no último dia, foram levados a cabo 139.659 testes para detetar a doença, registando-se um total de mais de 8 milhões de amostras até agora naquele país desde o início da pandemia.
As of 9am 22 June, there have been 8,029,757 tests, with 139,659 tests on 21 June. 305,289 people have tested positive. As of 5pm on 21 June, of those tested positive for coronavirus, across all settings, 42,647 have sadly died.More info:https://t.co/xXnL3GbBWS pic.twitter.com/mJg2FQa94y
— Department of Health and Social Care (@DHSCgovuk) June 22, 2020
O declínio significativo na mortalidade poderá encorajar o governo britânico a avançar para a terceira fase do plano de fim do confinamento a 4 de julho, com a abertura de bares, restaurantes, hotéis e cabeleireiros, entre outros negócios.
Uma questão chave será a decisão sobre a potencial alteração da medida de distanciamento social, atualmente estipulada em dois metros, mas que várias empresas e políticos têm pressionado o governo a reduzir para um metro devido à dificuldade em manter certos negócios viáveis economicamente.
O primeiro-ministro, Boris Johnson, vai discutir as mudanças propostas com o comité de estratégia da Covid-19 hoje à tarde, com a presença do consultor científico, Patrick Vallance, e do diretor-geral de saúde de Inglaterra, Chris Whitty.
A decisão e os planos finais deverão ser anunciados na terça-feira no parlamento.