Doente com Alzheimer que tocou durante pandemia inspira curta-metragem

A história do alemão Hermann Schreiber que animou os dias de confinamento em Espanha com a sua harmónica deu origem a uma curta-metragem.

Notícia

© Youtube | 23 Lunes

Silvia Abreu
23/06/2020 13:38 ‧ 23/06/2020 por Silvia Abreu

Mundo

Pandemia

Lembra-se de Hermann Schreiber? A história do octogenário alemão que sofre de Alzheimer e que durante o confinamento tocou, todos os dias, à mesma hora, a sua harmónica à janela de casa, em Espanha, não deixou ninguém indiferente. Passados os meses de confinamento obrigatório, a história de Schreiber pode ser vista agora num pequeno filme. 

Um grupo de 16 profissionais juntou-se e criou uma curta-metragem, sem fins-lucrativos, que serve como homenagem a todos os  "heróis da pandemia" de Covid-19, reporta a ABC. A partir das suas casas, os profissionais trabalharam neste projeto durante cerca de dois meses e meio.

Em declarações à mesma publicação, o diretor do filme, Jordi García, explicou que a ideia surgiu após ter visto o vídeo de Tamara, a enfermeira que gravou os vídeos do alemão a tocar à janela.

"Deixou-me emocionado, fui dormir e só conseguia pensar no que ele imaginava quando tocava. De manhã, levantei-me e escrevi o argumento", explica. 

Neste pequeno filme, a harmónica foi substituída por um violino.

Recorde-se que a cuidadora de Schreiber fê-lo acreditar que os aplausos, que aconteciam em homenagem aos profissionais de saúde, eram para ele. Pode recordar aqui o vídeo que emocionou Espanha.

Hermann Schreiber e a mulher Teresa Domínguez, uma espanhola, também ela vítima da mesma condição, tiveram de permanecer em isolamento, tendo a cuidadora arranjado uma forma muito bonita de animar os seus dias.

Apesar dos problemas de memória, Hermann nunca se esqueceu de como tocar harmónica. Assim, todas as noites, quando os espanhóis se juntavam à janela para aplaudir os profissionais de saúde, Hermann colocava-se à janela para tocar o instrumento.

Veja aqui a curta-metragem.

 

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas