O artefacto explodiu, esta manhã, no interior de um trólei do sistema de transporte público da cidade, segundo fontes oficiais citadas pela agência Interfax.
"De acordo com a informação preliminar, dez pessoas foram mortas e outras dez ficaram feridas" na explosão, indicou a porta-voz regional do Ministério das Situações de Emergência, Irina Gogoleva, à mesma agência.
Segundo a televisão russa, o trólei -- meio comum de transporte nas cidades russas -- ficou completamente destruído na sequência da explosão, ocorrida às 08:30 locais (04:30 em Lisboa).
O porta-voz do Comité de Instrução russo, Vladimir Markin, confirmou ter-se tratado de um atentado terrorista, anunciando a abertura de uma investigação.
"Foi aberta uma investigação por atentado terrorista e tráfico de armas", acrescentou o mesmo responsável, em declarações às agências russas.
Este atentado é o segundo em menos de 24 horas em Volgogrado: no domingo, uma bombista suicida fez-se explodir na estação de comboios, causando 17 mortos e 45 feridos, segundo dados oficiais.