O Reino Unido contabilizou, nas últimas 24 horas, mais 624 casos do novo coronavírus (uma variação de 0,22%) e 67 mortes (um aumento de 0,15% em relação ao dia de ontem), de acordo com os dados oficiais das autoridades do país.
Com esta atualização, o país soma agora um total de 284.900 casos confirmados desde o início da pandemia. Já quanto a óbitos, estes cifram-se em 44.198.
Os pubs no Reino Unido reabriram este sábado - após terem ficado encerrados durante 105 dias devido à pandemia da Covid-19.
De recordar que Portugal Continental ficou fora do 'corredor turístico' do Reino Unido. Os portugueses que se desloquem a partir do Continente não estão, assim, dispensados de fazer quarentena à chegada ao país.
O nosso país, onde foram identificados vários surtos localizados de Covid-19 nas últimas semanas, não está na lista de 59 países e territórios ontem publicada, que inclui Espanha, Alemanha, Grécia, Itália, Macau ou Jamaica.
Planning on enjoying a drink at your local pub this evening? As they reopen today, it's vital everyone follows any new safety measures. You will also be asked to provide the venue with your name and phone number to help stop future outbreaks.More https://t.co/pKkTf7xA6k pic.twitter.com/uRfox34owR
— Department of Health and Social Care (@DHSCgovuk) July 4, 2020
Na conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde (DGS) desta sexta-feira, este foi um dos temas analisados por Marta Temido, que não encontra justificação para esta decisão. "Entendemos que é uma decisão que tenderá a evoluir num sentido mais favorável", mas "não há na situação epidemiológica portuguesa nada que justifique esta decisão". Resta ao país esperar "para verificar o que uma nova avaliação pode trazer", vincou a governante.
Recorde-se ainda que o Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico referiu, esta sexta-feira, que nas últimas 24 horas tinham sido registados 544 novos casos de Covid-19 e 137 mortes por causa da doença.
[Notícia atualizada às 18h33]