AO MINUTO: Mais 631 mortes em 24 horas no Brasil; Espanha reforça medidas
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.
© Getty Images
Mundo Coronavírus
A Ordem dos Médicos apelou para que se considere uma ação judicial "urgente" em defesa dos doentes no caso do surto de Covid-19 num lar de idosos em Reguengos de Monsaraz. A organização liderada por Miguel Guimarães refere que o "caso merece uma participação ao Ministério Público", e dada a sua "gravidade excecional", decidiu designar uma comissão de inquérito para "avaliar todas as circunstâncias clínicas relacionadas com esta situação".
O boletim epidemiológico deste sábado da Direção-Geral da Saúde (DGS) deu conta de 291 novos casos e mais seis mortes. Desta forma, Portugal totaliza agora 46.512 casos confirmados e 1.660 vítimas mortais. O número acumulado de recuperações registou um aumento e situa-se em 30.907.
O ressurgimento de casos de infeção nos Estados Unidos continua e o país somou um novo recorde de casos diários. Tratou-se do oitavo máximo no espaço de 11 dias. Foi perante este cenário preocupante que Donald Trump surgiu pela primeira vez com uma máscara em público.
Os Estados Unidos são de longe a nação mais atingida pela pandemia. Seguem-se o Brasil e a Índia, que também tem registado recordes atrás de recordes de casos diários e aproxima-se dos 850 mil infetados. Rússia, Peru, Chile, México, Reino Unido e África do Sul são outro dos países mais afetados pela Covid-19. Siga a evolução da pandemia em Portugal e no resto do mundo através do nosso mapa.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo:
00h00 - Boa noite! Este registo termina aqui. Retomaremos o acompanhamento AO MINUTO de manhã. Já sabe, cumpra as regras de distanciamento social, higiene das mãos, etiqueta respiratória e uso de máscara.
Se tiver sintomas associados à Covid-19 (febre, tosse e dificuldade em respirar, principalmente), contacte as autoridades de saúde. Faça-o também caso tenha tido contacto com alguém infetado.
- SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
- SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
- SNS24 dos Açores: 808 24 60 24
23h50 - Calamidade continua nas 19 freguesias? Esta segunda-feira, o primeiro-ministro fará uma "avaliação global" da situação epidemiológico nos cinco concelhos da Grande Lisboa mais afetados pela Covid-19. António Costa, recorde-se, já deu a entender que o estado de calamidade que abrange 19 freguesias será renovado, uma decisão que deverá ser anunciada na terça-feira após mais uma reunião extraordinária de Conselho de Ministros.
23h45- Ponto da situação em Portugal. O boletim da DGS deste domingo indicou:
- Mais seis mortes (total é de 1.660) - cinco em Lisboa e Vale do Tejo e uma no Norte
- 291 novos casos de infeção (total é de 46.512)
- Dos novos casos, 226 concentram-se em Lisboa e Vale do Tejo, ou seja, 78%
- O número de pessoas internadas subiu de 459 para 462, mas diminuíram os internados em cuidados intensivos, de 68 para 64.
23h30 - O Presidente de Madagáscar, Andry Rajoelina, anunciou hoje, na televisão, que dois parlamentares morreram e que outros estão infetados com o novo coronavírus, bem como alguns funcionários do gabinete presidencial.
22h33 - Nas últimas 24 horas, o Brasil contabilizou mais 24.831 infetados com o novo coronavírus e 631 mortes associadas à doença. O total de casos, desde o início da pandemia, é de 1.864.681 e de óbitos de 72.100.
#Atualização - O Ministério da Saúde divulga diariamente as informações sobre a #Covid19 no Brasil. Os dados deste domingo (12/07) estão atualizados.⠀Acesse o Painel Coronavírus e confira a situação nacional e de todos os estados: https://t.co/fIH1TRftNx pic.twitter.com/8WISpCzh4y
— Ministério da Saúde (@minsaude) July 12, 2020
21h50 - O Presidente sul-africano anunciou hoje que o país voltará a proibir a venda de bebidas alcoólicas, de forma a reduzir o número de pacientes nas urgências médicas e a garantir mais vagas hospitalares para doentes com Covid-19.
21h30 - O Instituto da Administração da Saúde confirmou hoje haver mais um doente com Covid-19 na Madeira, elevando para 98 os casos notificados, dos quais 93 são recuperados e cinco ativos, havendo ainda um caso suspeito que aguarda confirmação
21h00 - A pandemia provocada pelo novo coronavírus já causou pelo menos 566.075 mortos em todo o mundo, com mais 4.442 óbitos, e infetou 12,79 milhões, desde dezembro, de acordo com o balanço da AFP divulgado hoje às 19h00 GMT.
20h16 - A Autoridade Nacional Palestiniana anunciou hoje a imposição de um recolher obrigatório noturno e de fim de semana durante as próximas duas semanas para tentar conter o aumento de casos de covid-19 no território.
20h05 - Angola registou mais 23 casos de infeção pelo novo coronavírus, aumentando o total para 506, com mais um óbito, informou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública angolano, Franco Mufinda.
19h52 - Moçambique anunciou hoje mais 22 infeções pelo novo coronavírus, atingindo um total acumulado de 1.157 casos, com nove mortes e 364 recuperados.
19h49 - Gorila submete-se ao teste da Covid-19 e... há imagens. Shango, um gorila residente num zoo na Florida, foi testado para o novo coronavírus depois de ter sido levado para o hospital na sequência de uma luta com o seu irmão mais novo, Barney.
Shango submeteu-se ao teste da Covid-19© Reprodução/Ron Magaill
18h47 - Vários municípios de Espanha estão a anunciar medidas mais apertadas contra a pandemia e oito deles, da região de Segrià (Catalunha), vão novamente para o confinamento parcial, tendo em conta o aumento do número de novos casos de covid-19.
18h28 - Cabo Verde confirmou hoje mais 75 infetados pelo novo coronavírus, entre 635 amostras analisadas nas últimas 24 horas, elevando o acumulado desde 19 de março a 1.698 casos, segundo dados do Ministério da Saúde.
18h22 - O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje que Portugal precisa de pôr em marcha um verdadeiro programa de desenvolvimento que não esqueça as lições da pandemia, ainda que esta não explique todos os problemas do país.
"Sabemos que muitos dos problemas que o país enfrenta não são de hoje, e que a Covid-19 não explica tudo", afirmou Jerónimo de Sousa, aludindo aos "problemas estruturais acumulados por décadas e décadas de política de direita", que "o vírus expôs de forma mais crua".
17h56 - Investigadores de vários países criaram um algoritmo que afirmam poder identificar se uma pessoa tem Covid-19 a partir do som da sua tosse. Saiba tudo aqui.
17h09 - O Reino Unido registou, nas últimas 24 horas, mais 650 novos casos de Covid-19 e mais 21 mortes relacionadas com a doença. O total de infetados, desde o início da pandemia, situa-se agora nos 289.603 e de óbitos nos 44.819.
If you have any of these symptoms:▪️ high temperature ▪️ new, continuous cough▪️ loss/change in sense of smell ▪️ loss/change in sense of tasteIt is vital that you book a #COVID19 test NOW.Find out how to get a test:https://t.co/mm75XC6Gu0 pic.twitter.com/Gt9nQuAug0
— Public Health England (@PHE_uk) July 10, 2020
17h02 - O Presidente são-tomense, Evaristo Carvalho, reconheceu hoje que o Governo "conseguiu dar uma resposta satisfatória" à pandemia de Covid-19 no país, referindo que as autoridades sanitárias têm enfrentado a doença com "sucesso reconhecido".
17h00 - A França vai realizar de forma sistemática testes nos aeroportos a todos os passageiros provenientes de países "de risco", onde há maior circulação do novo coronavírus, disse hoje o porta-voz do Governo francês, Gabriel Attal.
16h39 - Nas últimas 24 horas, Itália registou mais 234 novos casos de infeção por Covid-19 e nove mortes associadas à doença, indicam os dados revelados este domingo pela proteção civil italiana.
In crescita il numero di contagiati: 234 nuovi positivi e 9 morti in un giorno Il bol... https://t.co/M1ad6VcSNh pic.twitter.com/JRuwTvs6q4
— Corriere della Sera (@Corriere) July 12, 2020
16h20 - A pandemia do novo coronavírus fez, até à data, mais de 20 mil mortes no Médio Oriente, das quais mais de metade no Irão, segundo um balanço realizado pela agência France Presse (AFP) a partir de dados oficiais.
16h11 - Várias dezenas de clubes e salas de concertos de Berlim, fechados há quatro meses por causa da pandemia de Covid-19, receberam, cada um, uma média de 81 mil euros de apoio, segundo dados publicados hoje no diário Tagesspiegel.
16h05 - As dúvidas e a incerteza sobre a evolução da pandemia de Covid-19 já levaram muitos portugueses a viver na Alemanha a cancelar as viagens, de carro ou avião, para visitar a família este verão.
15h39 - Os Açores não registam novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, que provoca a doença Covid-19, pelo segundo dia consecutivo, revelou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
15h33 - A Administração Regional de Saúde do Alentejo assegurou hoje, em comunicado, que está a fazer "o possível" para garantir os cuidados considerados necessários na defesa dos doentes infetados com Covid-19 num lar de idosos em Reguengos de Monsaraz.
15h09 - A Embaixada de Portugal em Maputo anunciou hoje a realização de dois voos, em articulação com o Governo moçambicano, entre Lisboa e Maputo, operados pela TAP e com transporte de passageiros nos dois sentidos.
15h00 - O líder supremo do Irão, 'ayatollah' Ali Khamenei, classificou hoje como "verdadeiramente trágico" o reaparecimento da Covid-19 no país e apelou aos cidadãos para cumprirem as regras sanitárias para conter a propagação do vírus.
14h34 - A Hungria vai interditar na terça-feira o acesso a residentes em países africanos, na maior parte dos países asiáticos e em alguns estados europeus, entre medidas que afetam também Portugal, anunciou hoje o governo, invocando o agravamento mundial da pandemia.
14h23 - Reguengos de Monsaraz registou o terceiro dia consecutivo sem vítimas mortais resultantes do surto de covid-19 detetado num lar do concelho, em 18 de junho, informou hoje a Câmara Municipal.
13h42 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou o boletim epidemiológico deste domingo que dá conta de 291 novos casos e mais seis mortes em Portugal nas últimas 24 horas. No total, o país contabiliza 46.512 casos positivos e 1.660 óbitos. Quase 31 mil pessoas recuperaram da doença causada pelo SARS-CoV-2.
13h14 - O número de mortos em África devido à Covid-19 subiu hoje para 12.988, mais 232 nas últimas 24 horas, em quase 578 mil casos, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.
13h00 - Uma equipa de investigadores da Tailândia quer começar, no quarto trimestre do ano, a realizar testes em humanos de uma vacina contra a Covid-19 que, se tiver bons resultados, poderá ser distribuída em 2021.
12h17 - A virologista chinesa Li-Meng Yan fugiu para os EUA e afirma que Pequim mente sobre a Covid-19, porque já conhecia a existência e o perigo do novo coronavírus, noticia hoje o jornal El Mundo. A cientista assegura que também a Organização Mundial de Saúde (OMS) tinha conhecimento do perigo do novo coronavírus.
11h59 - Máscaras de proteção e luvas foram encontradas em sete grandes rios europeus em junho, divulgou hoje uma porta-voz da Fundação Tara, alertando para o perigo desta poluição plástica associada à crise da Covid-19.
Os rios em causa estão entre os nove maiores europeus explorados em 2019 pelos cientistas, no âmbito de uma missão relacionada com microplásticos: Tamisa, Elba, Reno, Sena, Ebro, Ródano, Tibre, Garonne e Loire.
11h47 - Cerca de 1.300 pessoas testaram positivo ao novo coronavírus numa escola militar na Indonésia, um país que continua a lutar contra a pandemia. A Indonésia é o país mais afetado no sudoeste da Ásia, com mais de 74.000 casos confirmados e mais de 3.500 mortes.
10h39 - O estado de Nova Gales do Sul, na Austrália, cobrará 3.000 dólares australianos (1.846 euros) aos viajantes procedentes de outros países para assumirem os gastos das quarentenas obrigatórias em hotéis para impedir os contágios de Covid-19.
09h43 - A costureira Conceição Martins abriu loja própria um mês antes de o Luxemburgo decretar o confinamento por causa da pandemia, mas as máscaras bordadas com o símbolo nacional, o leão vermelho, salvaram-na de ter de fechar portas.
09h41 - A Organização Mundial do Turismo (OMT) afirma que a confiança e a comunicação serão fundamentais para impulsionar a indústria turística mundial após o longo período de confinamento que os países têm sofrido.
09h39 - As autoridades de saúde russas anunciaram que nas últimas 24 horas foram registados 6.615 novos casos e mais 130 mortes. No total, a Rússia contabiliza agora 727.162 casos de infeção e 11.335 óbitos. Mais de 501 mil pessoas recuperaram da Covid-19.
Sob rigorosas medidas de segurança, as portas do Magic Kingdom e do Animal Kingdom foram abertas ao público em geral, enquanto que as do Epcot e do Disney Hollywood Studio só abrirão esta quarta-feira, seguindo "uma estratégia faseada", baseada na experiência adquirida nos parques de Xangai e Hong Kong.
Antes da Disney, o Universal, o SeaWorld e outros parques temáticos de Orlando já tinham aberto as portas© Getty Images
08h12 - Dois dos quatro parques de diversão aquáticos do Algarve reabriram para este verão, procurando cumprir todas as regras das entidades de saúde, mas com uma perspetiva de público bem inferior.
08h09 - A China registou desde ontem sete novos casos da Covid-19, todos importados do exterior, indicaram as autoridades locais. Pequim, onde se registou um surto com origem no maior mercado abastecedor da cidade, no mês passado, voltou a não diagnosticar novos casos, pelo sexto dia consecutivo. Este é também o sexto dia consecutivo sem transmissão local na China.
Desde o início da pandemia a China registou 83.594 infetados e 4.634 mortos.
08h05 - O Instituto Robert Koch revelou este domingo que no espaço de 24 horas foram identificados 248 novos casos e mais três mortes na Alemanha. Com estes dados o país perfaz um total de 198.804 infeções e um número acumulado de 9.063 vítimas mortais. Desde o início da pandemia cerca de 184.600 pessoas recuperaram da Covid-19.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com