A cimeira extraordinária de líderes europeus, em Bruxelas, continua sem acordo, mas os sinais são positivos. Tanto Angela Merkel como Ursula von der Leyen mostraram-se hoje otimistas à chegada ao Conselho Europeu, afirmando existirem "passos na direção certa", com um "enquadramento para um possível acordo" esta tarde.
Portugal registou esta segunda-feira mais duas mortes e 135 novos casos de infeção por Covid-19, em relação domingo, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Lisboa e Vale do Tejo, onde há mais surtos ativos, regista hoje 24.369 casos, 108 mais do que no domingo.
Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:
00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de terça-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:
SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
SNS24 dos Açores: 808 24 60 24
Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt
23h59 - A situação em Portugal. Portugal registou 1.691 mortes relacionadas com a Covid-19, mais dois do que no dia anterior. Em comparação com os dados de domingo, em que se registavam 1.689 mortos, hoje constatou-se um aumento de óbitos de 0,12%.
Em baixo, pode ver uma relação do registo diário de óbitos desde 1 de maio até esta segunda-feira.
23h30 - Queixas sobre valor cobrado pelos EPI no privado tiveram aumento abrupto. A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) recebeu um "aumento abrupto" de queixas devido à cobrança de dinheiro pelos equipamentos de proteção individual (EPI) por parte do setor privado e social, refere a ERS num documento hoje divulgado.
23h00 - Brasil ultrapassa as 80 mil mortes, com 632 óbitos nas últimas 24 horas. Ministério da Saúde brasileiro avançou, esta segunda-feira, com mais 632 mortes associadas à pandemia do novo coronavírus, elevando o total acumulado acima do patamar dos 80 mil óbitos (80.120). Em relação aos casos de infeção, a tutela indica que foram confirmadas mais 20.257 pessoas diagnosticadas nas últimas 24 horas.
Brasil ultrapassa as 80 mil mortes pela covid-19 depois de registrar mais 632 óbitos em 24h, segundo números do Ministério da Saúde. Foram confirmados outros 20.257 casos. Em quase cinco meses de pandemia, o país contabiliza mais de 2,1 milhões de diagnósticos positivos. pic.twitter.com/vdnQC32aVT
— Paula Ramón (@paulacramon) July 20, 2020
22h46 - Escolas das 19 freguesias em Calamidade devem "retomar ensino presencial". As escolas nas 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa (AML) que se encontram em estado de calamidade devido à Covid-19 devem retomar o ensino presencial em setembro, um objetivo assumido hoje pelo Governo e autarcas.
21h55 - Donald Trump recua e defende uso de máscara como gesto "patriótico". O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu hoje o uso da máscara de proteção contra a Covid-19 como um gesto "patriótico", depois de ter permanecido durante muito tempo com uma posição ambígua sobre o tema. "Muitas pessoas dizem que é patriótico usar uma máscara quando não é possível o distanciamento social. Não há ninguém mais patriótico do que eu, o vosso presidente preferido", escreveu o líder republicano, através das redes sociais, apelando ao uso da máscara de forma indireta, mais de seis meses após o início do surto.
We are United in our effort to defeat the Invisible China Virus, and many people say that it is Patriotic to wear a face mask when you can’t socially distance. There is nobody more Patriotic than me, your favorite President! pic.twitter.com/iQOd1whktN
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) July 20, 2020
Recorde-se que ainda este fim de semana, em entrevista à Fox News, Trump discorreu sobre a sua ambivalência em relação ao uso de máscaras. "Toda a gente dizia para não se usar máscara. De repente toda a gente tem que usar máscara e, como sabe, as máscaras também causam problemas. Posto isto, eu acredito nas máscaras, acho que as máscaras são uma coisa boa", disse Donald Trump.
21h54 - Ao lado da China, Mongólia não tem mortes nem infeções locais por Covid. A Mongólia tem características que, em teoria, a colocariam em risco com a propagação do novo coronavírus mas, meses depois do início do surto global, o país contabiliza zero mortos e zero casos de transmissão a nível local. A estratégia adotada - que foi ignorada por outros países - é agora elogiada.
20h49 - "Evolução claramente positiva" nas 19 freguesias em estado de calamidade. O controlo da pandemia nas 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa (AML) que se encontram em estado de calamidade devido à Covid-19 regista "uma evolução claramente positiva", com 65 surtos ativos, disse hoje o ministro da Administração Interna.
20h46 - Nova proposta prevê orçamento de 1,074 biliões e Fundo de 750 mil milhões. A nova proposta apresentada pelo presidente do Conselho Europeu aos 27 prevê um orçamento para 2021-2027 de 1,074 biliões de euros e um Fundo de Recuperação de 750 mil milhões com pouco mais de metade em subvenções.
20h45 - Madeira mantém 102 casos, 94 recuperados e oito ativos. A Madeira mantém 102 casos de Covid-19 notificados, com 94 doentes recuperadas e oito com infeção ativa, informou hoje o Instituto da Administração de Saúde (IASAÚDE).
20h44 - Mais 28 casos em Santiago aumentam total para 2.070 em Cabo Verde. Cabo Verde registou mais 28 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, todos na ilha de Santiago, aumentando o total acumulado desde 19 de março para 2.070, informou hoje o diretor nacional de Saúde.
20h43 - Premier League sem casos de Covid-19 em nova ronda de testes. Premier League anunciou, em forma de comunicado emitido nas plataformas oficiais ao início da noite desta segunda-feira, que não detetou qualquer caso de Covid-19 na mais recentes ronda de testes feitos.
20h42 - Mais 44 casos em Angola. Cerca sanitária na Cidade da China. O Governo angolano anunciou hoje mais 44 casos de covid-19 no país, incluindo dois comerciantes da Cidade da China, um mega centro comercial de Luanda onde será instituída a cerca sanitária.
19h38 - França reporta mais 25 mortes nos hospitais. O número total de mortes em França, por causa da pandemia da doença provocada pelo novo coronavírus, foi esta segunda-feira atualizado para 30.177, com mais 25 óbitos registados nas últimas 24 horas em meio hospitalar, anunciou o Ministério da Saúde francês.
19h05 - Número de mortes duplicou em março em Itália por causa da pandemia. As mortes em Itália duplicaram em março em relação a anos anteriores, durante o pico da pandemia no país, de acordo com um estudo publicado esta segunda-feira.
19h00 - Charles Michel vai apresentar "nova proposta" aos 27 e crê em acordo. O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, revelou que vai apresentar hoje ao início da noite aos líderes dos 27 uma nova proposta sobre o plano de relançamento europeu, manifestando-se convicto de que é possível fechar um acordo.
18h36 - França reporta quase 500 surtos. As autoridades francesas reportaram entre 400 e 500 surtos do novo coronavírus, mas dizem não haver sinais de "segunda vaga" iminente, de acordo com o ministro da Saúde, Olivier Veran. Este referiu que muitos dos surtos aconteceram em matadouros e outros espaços profissionais confinados.
18h15 - Donald Trump anuncia regresso dos briefings diários. O presidente norte-americano disse aos jornalistas que irá retomar as conferências de imprensa diárias sobre o coronavírus a partir de amanhã, terça-feira. "É uma forma excelente de divulgar informação ao público sobre os nosso desenvolvimentos no que diz respeito a vacinas e tratamentos", disse.
17h54 - Espanha com 4.581 novos casos desde sexta-feira. Ministério da Saúde espanhol reporta, esta segunda-feira, mais uma morte associada à Covid-19 nas últimas 24 horas, fixando-se o balanço de óbitos nos 28.422.
O número total de casos de infeção notificados pelas comunidades autónomas é de 264.836, um aumento de 4.581 em relação a sexta-feira (no fim de semana não são atualizados os dados). Nas últimas 24 horas, porém, registaram-se 685 novos casos de pessoas com diagnóstico positivo confirmado pelo teste PCR.
María José Sierra indicou que estão ativos no país, nesta altura, 201 surtos, sendo que a maioria estão controlados. Este fim de semana, porém, foram identificados mais 15. "Sublinho que os surtos que nos notificam têm mais de 3 casos e não nos notificam aqueles que só afetam um domicílio", disse, em conferência de imprensa.
Actualización de datos de #COVID19 en Españahttps://t.co/dgO0BpX80qMateriales de información sobre el #coronavirushttps://t.co/3JRZJojRhC#NoLoTiresPorLaBorda pic.twitter.com/OSMYdp5yhe
— Ministerio de Sanidad (@sanidadgob) July 20, 2020
17h52 - Itália reporta mais 13 óbitos e 190 novos contágios nas últimas 24 horas. A Itália registou, esta segunda-feira, mais 13 óbitos ocorridos nas últimas 24 horas, de acordo com a Proteção Civil italiana, elevando o número total de mortes para 35.058.
17h51 - Reino Unido com mais 11 mortes e 580 novos casos de infeção. Um total de 45.312 pessoas infetadas com o novo coronavírus morreram no Reino Unido, com 11 óbitos a terem lugar nas últimas 24 horas, anunciou hoje o ministério da Saúde britânico.
17h43 - Ministro da Cidadania brasileiro infetado com o novo coronavírus. O ministro da Cidadania do Brasil, Onyx Lorenzoni, anunciou hoje que testou positivo para a covid-19 num exame médico realizado na última sexta-feira, após apresentar alguns sintomas da doença.
Bom dia. Quinta à noite comecei a sentir sintomas que poderiam ser da Covid.6a passei por exames, entre eles o PCR e o resultado saiu hoje e o covid foi detectado.Desde 6a estou seguindo o protocolo de azitromicina, ivermectina e cloroquina e já sinto os efeitos positivos. pic.twitter.com/r8KoXpIADH
— Onyx Lorenzoni (@onyxlorenzoni) July 20, 2020
16h49 - OMS congratula Universidade de Oxford por notícias sobre vacina. "Damos os parabéns aos nossos colegas pelo progresso que fizeram", disse o diretor-executivo da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan. "É um resultado positivo, mas ainda há muito caminho para andar... Agora, precisamos de avançar para os ensaios em larga escala", disse.
16h44 - Portugal e mais 117 países querem desporto no plano de recuperação. Portugal e mais 117 países membros da Organização das Nações Unidas pediram aos respetivos governos para incluir o desporto e a atividade física no plano de recuperação após a pandemia da covid-19, revelou hoje o Comité Olímpico português.
16h14 - "Não temos que esperar por uma vacina. Temos que salvar vidas já". O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) sublinhou importância do rastreamento de contactos, no combate à transmissão da Covid-19, indicando que é a única forma de evitar que casos individuais de infeção se tornem em surtos e depois em transmissão comunitária.
"With strong leadership, community engagement and a comprehensive strategy to suppress transmission and save lives, #COVID19 can be stopped.We do not have to wait for a vaccine. We have to save lives now"-@DrTedros
— World Health Organization (WHO) (@WHO) July 20, 2020
16h11 - OMS destaca valor do rastreamento de pessoas infetadas no combate ao vírus. "As medidas de confinamento podem ajudar a reduzir a transmissão de Covid-19, mas não podem acabar com ela completamente. O rastreamento de contactos é essencial para encontrar e isolar casos e identificar e colocar em quarentena os seus contactos", disse o diretor-geral da OMS, esta segunda-feira.
"As we have said many times, so-called lockdown measures can help to reduce #COVID19 transmission, but they cannot completely stop it. Contact tracing is essential for finding and isolating cases and identifying and quarantining their contacts"-@DrTedros
— World Health Organization (WHO) (@WHO) July 20, 2020
16h02 - Boris Johnson descreve avanços como "um passo importante na direção certa". O primeiro-ministro britânico também já reagiu às notícias sobre a vacina de Oxford, cujos resultados provaram produzir resposta imunitária. "São notícias muito positivas. Um enorme agradecimento aos nossos brilhantes cientistas e investigadores da Universidade de Oxford", escreveu, através do Twitter.
This is very positive news. A huge well done to our brilliant, world-leading scientists & researchers at @UniofOxford. There are no guarantees, we’re not there yet & further trials will be necessary - but this is an important step in the right direction.https://t.co/PRUTu8rlPF
— Boris Johnson #StayAlert (@BorisJohnson) July 20, 2020
15h48 - Vacina de Oxford: "Um avanço significativo". A autoridade de Saúde do Reino Unido já reagiu aos resultados dos ensaios clínicos à vacina experimental da Universidade de Oxford, que descreve como "um avanço significativo" e um "passo positivo para a vacina contra o novo coronavírus".
.@UniofOxford has made a major breakthrough in the fight against #coronavirus.Their latest trial has shown that a vaccine produces strong immunity response in participants.This represents a positive step towards a coronavirus vaccine.More info https://t.co/i6aoV09EFr
— Department of Health and Social Care (@DHSCgovuk) July 20, 2020
15h44 - Vacina experimental de Oxford é "segura" e ativa resposta imunitária. Os investigadores da Universidade de Oxford avançam que a vacina experimental que estão a desenvolver para combater o novo coronavírus mostrou resultados prometedores em centenas de pessoas testadas, ativando uma resposta imunitária.
NEW—UK’s #COVID19 vaccine is safe and induces an immune reaction, according to preliminary results https://t.co/rDPlB9fDKr pic.twitter.com/z2t9Aubjim
— The Lancet (@TheLancet) July 20, 2020
15h43 - Dados da taxa de incidência são "sinal encorajador", diz ministra. A ministra da Saúde, Marta Temido, disse hoje que os últimos dados sobre a taxa de incidência da covid-19 em Portugal são "um sinal encorajador", tendo em conta que atualmente está situada em 19% por 100.000 habitantes.
15h41 - Sánchez encoraja homólogos a chegarem a acordo "nas próximas horas". O chefe de Governo espanhol, Pedro Sánchez, "encorajou" hoje os seus homólogos, reunidos em Conselho Europeu, a chegarem a acordo sobre o pacote europeu para superar a crise da Covid-19, justificando o impasse com a dimensão da ajuda.
15h39 - Impacto da pandemia no sono é maior junto das mulheres portuguesas. O estudo conclui que durante a pandemia o sono dos portugueses tem sido afetado, com maior incidência junto do sexo feminino, manifestando diminuição na qualidade do sono, dificuldade em dormir uma noite seguida, dificuldade em retomar o sono quando acorda durante a noite e acordar cansado.
15h10 - Índice de transmissão nos 0,97 entre os dias 12 e 16 julho. A ministra da Saúde, Marta Temido, disse hoje que o índice de transmissão (RT) da Covid-19 situou-se em 0,97 entre os dias 12 e 16 julho, considerando que o risco está "numa trajetória de decréscimo".
15h00 - Iniciámos um novo registo. Se quiser conferir as atualizações da manhã, pode clicar aqui.