Ao quinto dia de negociações, os 27 Estados-membros da União Europeia chegaram a um acordo para um plano de relançamento da economia baseado no orçamento para 2021-2027 e no fundo de recuperação na sequência do impacto da pandemia de coronavírus. O fumo branco para o acordo chegou de madrugada e foi anunciado pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.
O pacote total é de 1,82 biliões de euros, que estão divididos entre os 1,074 biliões previstos para o orçamento para 2021-2027 e os 750 milhões destinados ao fundo de recuperação, com pouco mais de metade desse valor a ser atribuído em subvenções.
No final desta longa cimeira, António Costa salientou que o acordo alcançado é "um sinal importante de confiança" entre a Europa e Portugal para a recuperação pós-pandemia.
O boletim epidemiológico desta terça-feira deu conta de 127 novos casos de infeção e mais seis mortes. Em termos acumulados, Portugal soma 48.898 contágios e 1.697 óbitos. O número de pessoas recuperadas é superior a 33.769.
Pelo sétimo dia consecutivo os Estados Unidos registaram mais de 60 mil casos positivos. O país é de longe o mais atingido pelo vírus e caminha para os quatro milhões de casos. Brasil, Índia, Rússia, África do Sul, Peru e México são outros dos países mais afetados.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.
15h31 - Chega ao fim este registo. Pode continuar a acompanhar a atualidade informativa sobre a pandemia de coronavírus neste novo registo. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:
SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
SNS24 dos Açores: 808 24 60 24
Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt
15h27 - O Hospital de Braga revelou esta terça-feira que não tem, atualmente, doentes internados devido ao coronavírus. O estabelecimento de saúde anunciou ainda que, com o objetivo de continuar a oferecer uma resposta eficaz a todos os seus utentes, irá começar, "muito em breve", a elaborar "um reforçado Plano de Contingência para o inverno".
15h23 - Pode consultar este mapa interativo para ver a evolução da pandemia de coronavírus no mundo.
15h18 - A Indonésia registou 1.655 novos casos desde ontem, o que elevou o total de contágios desde o início da pandemia para 89.869, refere o The Guardian. O governo indonésio anunciou que morreram mais 81 pessoas. No total, a Covid-19 já provocou a morte a 4.320 pessoas.
15h04 - A pandemia de Covid-19 mostrou a fragilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e ameaça a sua sustentabilidade financeira, alerta o Conselho de Finanças Públicas (CFP) no relatório hoje divulgado sobre evolução orçamental do SNS entre 2013 e 2019.
14h54 - Os casos de infeção com Covid-19 num hipermercado do Grupo Sonae em Torres Vedras subiram para 14, disse hoje fonte da Saúde Pública da região de Lisboa e Vale do Tejo.
14h22 - Anthony Fauci, o especialista em doenças infecciosas dos Estados Unidos, mostrou-se agradado por ver Donald Trump a usar uma máscara, sublinhado que é um "sinal vindo do topo" de que é importante abrandar a propagação do vírus.
"Fiquei agradado por ver o presidente a usar uma máscara e a escrever tweets sobre máscaras. O vice-presidente fá-lo consistentemente. Por isso acho que virámos a página. Estamos no caminho certo para uma mensagem consistente", referiu Fauci durante uma entrevista no programa Morning Edition da NPR.
14h10 - O PSD considerou hoje que o acordo alcançado no Conselho Europeu sobre o Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 e o Fundo de Recuperação "é bom" para Portugal e para a Europa e prometeu fiscalizar a aplicação das verbas.
"Agora, como se diz, a bola está do nosso lado. Resta saber usar bem, não cometer os erros do passado e garantir que o dinheiro que vem para Portugal vai servir, de facto, para ajudar as pessoas, as empresas e as futuras gerações", afirmou Duarte Marques.
14h04 - Os Açores não registaram novos casos e mantêm os 161 contágios pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, uma vez que as 1.023 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região nas últimas 24 horas não revelaram casos positivos, foi hoje anunciado.
14h02 - A China vai exigir a realização de exames médicos de Covid-19, nos pontos de embarque, a todos os viajantes que cheguem ao país de avião anunciou hoje a Administração da Aviação Civil.
13h44 - A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 610.604 mortos em todo o mundo, entre os 14.736.130 casos de infeção diagnosticados, segundo um balanço da agência France Presse (AFP) baseado em dados oficiais.
13h42 - O número de mortos em África devido à Covid-19 subiu hoje para 15.418, mais 336 nas últimas 24 horas, em cerca de 736 mil infetados, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.
13h20 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou hoje que foram diagnosticados 127 novos casos e registadas mais seis mortes nas últimas 24 horas. Em termos acumulados, Portugal contabiliza 48.898 contágios e 1.697 óbitos. O número total de recuperações agora é de 33.769.
13h07 - A Câmara Municipal de Cascais contabilizou 204 máquinas de venda automática de máscaras cirúrgicas vandalizadas desde maio, representando um prejuízo na ordem dos 200 mil euros, revelou hoje à agência Lusa a autarquia.
13h05 - As Forças Armadas contabilizam 29 militares infetados com o novo coronavírus, sem haver sinal de qualquer surto, revelou hoje o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho.
12h59 - Cerca de 350 médicos na Sérvia estão a pedir a demissão da equipa apontada pelo governo de Belgrado para responder à pandemia de coronavírus por considerarem que a situação na área da saúde é "catastrófica", revela a Associated Press.
Este grupo de médicos escreveu uma carta aberta na qual pede uma investigação independente ao trabalho da equipa de resposta à crise, admitindo a possibilidade de encobrimento nos números de casos e de mortes causadas pela Covid-19 na Sérvia.
12h48 - O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, garantiu que os jogos de futebol vão continuar sem a público até "ordens em contrário" e considerou que o organismo reagiu com "bastante sucesso" ao cenário de crise provocada pela Covid-19.
12h32 - O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, saudou hoje o acordo alcançado pela União Europeia como "um passo histórico" e assegurou que Portugal vai "aplicar criteriosamente" o "volume precioso" de subvenções que vai receber.
12h14 - O líder do CDS defendeu hoje que o Governo tem que "ter unhas" para gerir os novos fundos europeus e que as prioridades "têm que estar muito claras" e não aplicar o dinheiro em "obras públicas de fachada".
12h05 - A estreia do novo filme do realizador Christopher Nolan, 'Tenet', voltou a ser adiada devido ao aumento de contágios da Covid-19 nos Estados Unidos. A Warner Bros. não adiantou uma nova data para a estreia de 'Tenet' nas salas de cinema e vai avaliar a hipótese de fazer lançamentos específicos desta aguardada grande produção para cada país, de acordo com a situação particular da pandemia em cada território.
'Tenet' tem sido apontado como uma das grandes apostas das salas de cinema para atrair público, depois de meses encerradas devido às restrições sanitárias para conter a propagação do novo coronavírus.
11h56 - O presidente da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) considerou hoje "manifestamente insuficiente" a verba de 300 milhões de euros destinada à região através de fundos da União Europeia, devido à quebra no turismo.
11h17 - Um hospital temporário na cidade de Nova Iorque custou 52 milhões de dólares (cerca de 45,4 milhões de euros), esteve aberto durante um mês e durante esse período de tempo recebeu apenas 79 pacientes, avança o The New York Times.
O hospital temporário foi construído no Billie Jean King National Tennis Center com o objetivo de ajudar os hospitais que estavam sobrecarregados, nomeadamente o Queens Hospital Center situado ali perto. Mas enquanto esteve aberto apenas três pacientes foram transferidos do Queens Hospital Center para este hospital temporário.
11h06 - O Ministério da Saúde iraniano anunciou esta terça-feira um recorde diário de mortes. No espaço de 24 horas morreram 229 pessoas, o que aumentou o total de vítimas mortais no Irão para 14.634. O país regista quase 300 mil casos positivos.
10h58 - A diretora da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários, María Jesús Lamas, disse que uma vacina "eficaz e segura" contra a Covid-19 "pode chegar em menos de dois anos", adianta o El País.
10h25 - O centro de resposta ao coronavírus da Rússia indicou que 5.842 pessoas testaram positivo para a Covid-19 desde ontem, o que elevou o total de casos para 783.328. Morreram mais 153 pessoas. A Rússia contabiliza agora 12.580 mortes.
10h16 - As autoridades de saúde australianas referiram hoje que nas últimas 24 horas foram detetados 388 novos casos de Covid-19, dos quais 374 foram registados no estado de Victoria. A doença provocou a morte a 126 pessoas na Austrália, de acordo com o The Guardian.
10h10 - Está a ser apresentado nesta altura o plano de recuperação económica nacional concebido pelo gestor António Costa Silva. O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, está a apresentar as linhas gerais do plano.
Em direto: Apresentação da Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030 https://t.co/eJxEOAQkkl
— República Portuguesa (@govpt) July 21, 2020
9h54 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou que são "boas notícias" os dados da vacina que está a ser desenvolvida pela Universidade de Oxford, segundo o El País. O diretor de emergências da OMS, Michael Ryan, lembrou, no entanto, que ainda há "um longo caminho" pela frente.
Os resultados da fase I/II do ensaio clínico da vacina de Oxford indicam que há fortes respostas imunológicas.
9h38 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, saudou hoje o "histórico resultado" da reunião do Conselho Europeu, considerando que é excelente para Portugal e que a União Europeia deu "prova da sua força".
9h35 - O primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, considerou que o acordo firmado hoje pelos líderes da União Europeia (UE) sobre a resposta à crise da Covid-19 "é um bom pacote" que "salvaguarda os interesses holandeses", tornando "a Europa mais forte".
9h20 - A Associação D3 - Defesa dos Direitos Digitais manifestou hoje a sua "profunda preocupação e apreensão pela falta de transparência" no desenvolvimento da aplicação móvel app StayaWay Covid, de rastreamento de contactos ARC devido à pandemia da Covid-19.
9h15 - A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, afirmou que o acordo hoje firmado no Conselho Europeu de retoma da economia comunitária pós-crise Covid-19 "é uma oportunidade única para modernizar a Europa".
9h11 - O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou que com o acordo de retoma da economia comunitária pós-crise Covid-19 aprovado hoje no Conselho Europeu este é "um dia histórico para a Europa".
9h06 - Duas voluntárias médicas que tomaram a vacina contra a Covid-19 criada pela Universidade de Oxford, no Brasil, disseram à Lusa que a sua participação é um dever profissional não só para os brasileiros mas para o mundo.
8h59 - Espanha vai receber cerca de 140 mil milhões de euros com o acordo hoje alcançado no Conselho Europeu, dos quais 72.700 milhões em ajuda direta, disse o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez.
"É um grande acordo para a Europa e para Espanha; não há dúvida de que hoje se escreveu uma das páginas mais brilhantes da história da União Europeia", frisou o líder espanhol.
8h55 - O diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Carlos Robalo Cordeiro, considera que o período de férias que está a iniciar-se constitui um fator de risco de infeção por Covid-19, mas a fase seguinte é mais preocupante.
"O regresso das pessoas a casa, ao trabalho, à escola, aos transportes públicos", com "centenas de milhares de pessoas em espaços fechados", onde "as regras [estabelecidas pelas autoridades de saúde] são mais difíceis de cumprir", a começar pelo afastamento social.
8h53 - O diretor do i3SDiagnostic alerta que a descontração associada às férias e a chegada de turistas podem "aumentar o risco" de novos casos de Covid-19, mas apenas a resposta do sistema ditará se será uma transmissão "descontrolada ou controlada".
8h51 - Mais 37.140 casos e 587 mortos em 24 horas na Índia elevaram o número de infetados com Covid-19 para 1.155.191 e o de óbitos para 28.084, foi hoje anunciado. Os especialistas estimam que a Índia, provavelmente, vai testemunhar uma série de picos quando o vírus se espalhar nas áreas rurais, onde o sistema de saúde é mais frágil.
8h47 - O primeiro-ministro, António Costa, considerou hoje que o plano de Costa Silva que será apresentado esta manhã para a recuperação económica de Portugal representa uma "oportunidade que o país não pode desperdiçar", apelando à participação.
[É uma visão] que será executada ao longo de 10 anos, o que significa mais de duas legislaturas, por governos diferentes - quem sabe até de orientações políticas distintas - e, portanto, é essencial que possa ser ancorada numa visão comum que assegure a continuidade dos projetos que hoje são pensados, lançados e amanhã executados", argumentou o primeiro-ministro.
8h44 - Portugal vai arrecadar, com o orçamento da União Europeia (UE) a longo prazo e o Fundo de Recuperação, 45 mil milhões de euros em subsídios, destinando 300 milhões à região do Algarve, devido à quebra no turismo.
8h42 - O Instituto Robert Koch revelou esta segunda-feira que foram identificados 522 novos casos de contágio e mais quatro mortes. A Alemanha totaliza 202.345 casos confirmados e 9.090 vítimas mortais. O número acumulado de recuperações é nesta altura de cerca de 188.100.
8h34 - A chanceler alemã, Angela Merkel, defendeu que o acordo de hoje entre os líderes da União Europeia (UE) para o fundo de recuperação revela uma "Europa unida" num cenário que exigia "respostas extraordinárias".
"Não foi fácil, mas no final encontrámo-nos", afirmou, enfatizando que "o multilateralismo está sob grande pressão no momento" e que "a Europa mostrou nesta situação ser capaz de agir".
8h32 - O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, considerou que o pacote de retoma da economia comunitária pós-crise da Covid-19 hoje aprovado é "um acordo forte", que mostra que a Europa está "sólida", lançando "um sinal de confiança".
"Demonstrámos responsabilidade coletiva e solidariedade e [mostrámos] que acreditamos no nosso futuro comum", considerou Charles Michel, apontando que o acordo "é sobre dinheiro, mas também é sobre muito mais que dinheiro".
8h08 - O Plano de Recuperação Económica 2020/2030, da autoria do gestor António Costa Silva, apresenta como desígnio central um novo ciclo geopolítico, articulando as frentes marítima e continental de Portugal, e considera decisiva a inserção na revolução tecnológica.
No início do documento, intitulado 'Visão Estratégica para o Plano de Recuperação 2020/2030', Costa Silva deixa uma advertência. "Não vamos ter ilusões: a crise sanitária causada pela doença Covid-19 traz consigo uma profunda recessão económica que tem características globais e que vai ferir profundamente a nossa economia".
8h06 - O México registou 301 mortos e 5.172 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 39.485 óbitos e 349.346 infeções desde o início da epidemia, indicou o Ministério da Saúde.
A Cidade do México, estado do México, Baixa Califórnia, Veracruz e Puebla continuam a ser as zonas mais afetadas, representando em conjunto mais de metade (52 %) de todas as mortes provocadas pela doença no país.