Covid-19: China regista mais 15 casos de contágio local

A China diagnosticou mais 21 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, 13 dos quais na região de Xinjiang, dois em Dalian e seis oriundos do exterior, indicaram hoje as autoridades chinesas.

Notícia

© Reuters

Lusa
24/07/2020 06:54 ‧ 24/07/2020 por Lusa

Mundo

Covid-19

Urumqi, a capital da região autónoma de Xinjiang, no extremo noroeste da China, detetou um surto na semana passada, interrompendo um período de quase duas semanas sem novos casos por contágio local na China.

Xinjiang implementou medidas de prevenção, incluindo a suspensão do metropolitano local e o cancelamento de centenas de voos, e iniciou uma campanha maciça de testes para tentar conter o surto o mais rapidamente possível, noticiou a imprensa local.

Em Dalian, cidade portuária no nordeste do país, as autoridades declararam "estado de guerra", para evitarem novo surto do coronavírus, após a confirmação de pelo menos três casos de covid-19 nos últimos dois dias.

As autoridades ordenaram o encerramento de mercados de frutos do mar, após terem detetado os primeiros casos numa fábrica de processamento, segundo o jornal estatal Global Times.

Para impedir que o aglomerado de casos dê origem a um novo surto, o governo local tomou várias medidas, incluindo exigir testes de ácido nucleico a quem usar a linha 3 do metropolitano local, que passa pela planta de processamento afetada.

O governo local ordenou ainda o encerramento de jardins de infância e exigiu a "desinfeção generalizada" de centros comerciais e mercados.

Localizada na província de Liaoning, Dalian é uma cidade costeira, de cerca de 6 milhões de habitantes, onde o setor da pesca e fornecimento de marisco é parte importante da economia local.

As autoridades de saúde acrescentaram que, até à meia-noite (17:00 de quinta-feira em Lisboa), 18 pacientes tiveram alta, fixando o número total de casos ativos no país asiático em 243.

De acordo com os dados oficiais, desde o início da epidemia a China registou 83.750 infetados e 4.634 mortos devido à covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 627 mil mortos e infetou mais de 15,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

 

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas