Artífice da paz na Irlanda do Norte John Hume morre aos 83 anos

O político da Irlanda do Norte John Hume, Prémio Nobel da Paz e artífice da reconciliação na província britânica marcada por décadas de conflito, morreu hoje aos 83 anos, anunciou a família.

Notícia

© Getty Images

Lusa
03/08/2020 10:26 ‧ 03/08/2020 por Lusa

Mundo

John Hume

 

"John morreu de madrugada na sequência de uma curta doença", refere um comunicado da família de Hume, antigo político católico nacionalista.

Hume foi agraciado, juntamente com o protestante unionista David Trimble, com Prémio Nobel da Paz em 1998, ano em que foram assinados os Acordos da Sexta-Feira Santa, que puseram fim a trinta anos de violência sectária entre os paramilitares da Irlanda do Norte e os republicanos do já desativado Exército Republicano Irlandês (IRA, na sigla em inglês).

Líder católico, moderado, do Partido Social Democrata e Trabalhista, Hume é apontado como o principal "artífice" das negociações e do acordo de paz. 

"Todos nós vivemos na Irlanda que ele imaginou, em paz e liberdade para decidirmos o nosso próprio destino", refere uma nota do Partido Social Democrata e Trabalhista difundida logo após a notícia da morte de John Hume.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas