O mundo ultrapassou esta terça-feira (11 de agosto) a cifra de 20 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, sendo que 52.945 desses casos foram registados em Portugal. Desde o início da pandemia, o SARS-CoV-2 já fez 1.761 vítimas mortais no país, sendo que 120 ocorreram nas últimas 24 horas.
Portugal foi hoje identificado, pelo Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC), como um dos territórios em que o novo surto está a recuar mais rapidamente.
Os passos para a utilização da aplicação de rastreio de contactos Stayaway Covid continuam a ser dados e o decreto que define a Direção-Geral da Saúde (DGS) como responsável pela gestão e tratamento dos dados foi hoje publicado em Diário da República.
A Rússia aprovou hoje a primeira vacina mundial contra a Covid-19 - 'Sputnik V' - , algo que levantou dúvidas entre a comunidade científica, uma vez que a chamada Fase 3 - que, por norma, demora vários meses e é a única forma de se provar que a vacina experimental é segura e eficaz - ainda não está concluída.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recebeu com cautela esta notícia, sublinhando que deverá seguir os trâmites de pré-qualificação e revisão definidos.
Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:
00h00 - Este registo chegou ao fim, mas será retomado um novo na manhã de quarta-feira. Caso tenha sintomas:
SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
SNS24 dos Açores: 808 24 60 24
23h51 - A Alemanha desaconselhou, esta terça-feira, viagens desnecessárias ao País Basco e Madrid , em Espanha, devido ao número crescente de casos de infeção pela Covid-19.
23h40 - Novas medidas nos Açores. O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, considerou hoje que as novas medidas de combate à pandemia de Covid-19 na ilha de São Miguel serão implementadas com o objetivo de evitar o "descontrolo" da propagação do novo coronavírus.
23h38 - Dezenas de trabalhadores dos eventos estiveram esta terça-feira, em Lisboa, numa ação pacífica para chamar a atenção para um setor que dizem ser ignorado. Veja as imagens aqui.
Manifesto do sector dos eventos hoje no Terreiro do Paço #lisboa #sectordoseventos #distaciamentosocial #trabalho #agosto2020 #manifesto pic.twitter.com/co5MGdMSVV
— Cris (@cris_moniz65) August 11, 2020
23h15 - Atualização no Brasil. O país reportou 52.160 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o número total de infetados no país, desde o início da pandemia, para 3.109.630.
Em termos de vítimas mortais, os dados do Ministério da Saúde dão conta de 1.274 mortes nas últimas 24 horas, fixando o total acumulado em 103.026.
22h35 - A Organização Mundial de Saúde disse, em declarações à CNN, estar em contacto com as autoridades e cientistas russos e que "espera rever os detalhes dos testes" feitos à vacina contra o novo coronavírus, que a Rússia aprovou hoje.
22h05 - Discotecas encerradas e bares fecham às 22h00 em São Miguel. O Governo dos Açores deliberou hoje encerrar a partir de quinta-feira, e até 1 de setembro, as discotecas em São Miguel, sendo que os bares na ilha terão as 22h00 como hora limite de atividade, devido à pandemia de Covid-19.
O governo regional refere ainda, em comunicado, que "são crescentes as evidências de incumprimento das recomendações de saúde pública, nomeadamente, a existência de aglomerações e ausência de uso de máscara".
21h20 - Atualização no Butão. O país - menos afetado pela pandemia do coronavírus no sul da Ásia - com 113 casos registados da Covid-19, impôs hoje o primeiro confinamento nacional após uma jovem testar positivo ao completar a quarentena e contactar dezenas de pessoas.
21h17 - Atualização no Líbano. O país, enlutado pela mortífera explosão que devastou o porto e bairros de Beirute há uma semana, anunciou hoje um novo recorde de infeções com o novo coronavirus, com 309 casos e sete mortes nas últimas 24 horas.
21h13 - Atualização em São Tomé e Príncipe. O país registou três novos casos do novo coronavírus, em 19 testes realizados, aumentando para 881 as infeções acumuladas no país, indicou hoje fonte do Ministério da Saúde.
20h48 - Técnicos dos eventos em manifesto pacífico. A Associação Portuguesa de Serviços Técnicos para Eventos (APSTE) realiza hoje, no Terreiro do Paço em Lisboa, uma ação pacífica, para chamar a atenção do Governo para um setor que se sente excluído dos mecanismos de apoio por causa da pandemia de Covid-19.
#APSTE #Queremosumdiavoltar #Portugal #cultura pic.twitter.com/SxCIM3EBkS
— Miguel Bastos (@miguelbastos) August 11, 2020
20h12 - Atualização em Angola. O número de mortes por Covid-19 no país, que soma já 1.735 casos, aumentou hoje para 80, com mais dois óbitos, anunciou o Secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.
20h11 - Atualização na Madeira. A região autónoma contabiliza mais dois doentes infetados com covid-19, elevando para 126 os casos no arquipélago, dos quais 100 estão recuperados, revelou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).
19h35 - O Ministério da Economia já tem uma proposta de orientações para o funcionamento do setor dos eventos que é "muito complexo" dado que envolve várias áreas de atividade, disse a secretária de Estado do Turismo à Lusa.
19h30 - Atualização no Reino Unido. O país registou 1.148 novas infeções por Covid-19 nas últimas 24 horas, o valor mais alto desde finais de junho e maior do que os 816 casos identificados na véspera, anunciou o Ministério da Saúde britânico. O número de óbitos não foi atualizado, permanecendo nos 46.526.
19h20 - O primeiro-ministro reuniu-se hoje com as ministras da Saúde e do Trabalho e com o ministro do Planeamento, apontando o "controlo da pandemia" como prioridade, no regresso a S. Bento depois de uns dias de férias.
"Três prioridades: controlar a pandemia, recuperar Portugal, construir o futuro", escreveu Costa, na legenda das fotografias das reuniões.
De regresso ao trabalho, focado nas respostas aos enormes desafios que enfrentamos. Dia de reuniões de trabalho com a Ministra da @saude_pt, a Ministra do @trabalho_pt e o Ministro do @planeamento_pt. Três prioridades: controlar a pandemia, recuperar Portugal, construir o futuro. pic.twitter.com/AH5XD3uKG3
— António Costa (@antoniocostapm) August 11, 2020
19h14 - "A única forma de evitar essas mortes é usar a máscara". O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, apelou hoje à população do país para utilizar máscara para prevenir e combater a pandemia provocada pelo novo coronavírus.
"Esta doença mata e a única forma de evitar essas mortes é usar a máscara. Usem a máscara e tirem só para comer e na vossa casa", afirma o chefe de Estado guineense numa mensagem enviada à comunicação social e posta a circular nas redes sociais.
19h00 - 'Final a oito' em Lisboa? "Estamos atentos para prevenir consequências". O primeiro-Ministro, António Costa, disse hoje que está garantida a segurança pública e sanitária, durante a inédita 'final a oito' da Liga dos Campeões de futebol, que vai decorrer em Lisboa, de 12 a 23 agosto.
O governante explicou que foi estabelecido um "protocolo muito rigoroso" com a Direção-Geral da Saúde (DGS) em consenso com a UEFA, "para que não haja riscos", embora tenha lembrado que o vírus se espalhará até que haja uma vacina.
"Estamos atentos para prevenir consequências", insistiu, ao recordar a evolução favorável da pandemia na região de Lisboa.
18h56 - As autoridades chinesas dizem ter encontrado o novo coronavírus em embalagens de frutos do mar congelados, importados da cidade portuária Dalian, que recentemente lutou contra uma vaga de infeções, reporta a Reuters.
18h33 - Atualização em França. O país registou 1.397 casos e 14 mortes nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, 204.172 pessoas testaram positivo ao novo coronavírus em França e 30.354 perderam a vida.
O número diário de casos representa um aumento face ao dia de ontem, em que foram reportados 785 casos de infeção.
Communiqué | Point de situation #Coronavirus du mardi 11 août 2020
30 354 personnes sont décédées en France
83 237 personnes sont rentrées à domicile
5 012 personnes sont hospitalisées
391 patients #COVID19 graves en réanimation
— Ministère des Solidarités et de la Santé (@MinSoliSante) August 11, 2020
18h16 - Uma têxtil de Vila Nova de Famalicão vai lançar, no outono, uma 'sweat' que tem integrada uma gola de proteção, alternativa à máscara facial, com elevados níveis de filtração e respirabilidade, anunciou hoje a gerente.
17h59 - Falecido basquetebolista Michael Ojo tinha testado positivo à Covid-19. O basquetebolista nigeriano Michael Ojo, que morreu sexta-feira aos 27 anos de ataque cardíaco, em Belgrado, tinha testado positivo à Covid-19 em junho, confirmou hoje o seu anterior clube, o Estrela Vermelha.
17h53 - Vacina russa. O Ministério da Saúde alemão expressou hoje dúvidas sobre a "qualidade, eficácia e segurança" da vacina contra o novo coronavírus anunciada pelo Presidente russo, Vladimir Putin.
17h41 - Banco de Portugal. Os pedidos à banca de moratórias de crédito no âmbito da pandemia de Covid-19 superaram 841 mil, e mais de 714 mil contratos já foram abrangidos pelas medidas de adiamento de pagamentos até 30 de junho, segundo o BdP.
17h11 - Atualização em Espanha. O Ministério da Saúde espanhol adicionou hoje ao total acumulado de infetados 3.632 novos casos, dos quais 1.418 ocorreram nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, 326.612 pessoas testaram positivo ao novo coronavírus.
Actualización de datos de #COVID19 en España
https://t.co/ssNQcaLsZzMateriales de información sobre el #coronavirus
https://t.co/3JRZJojRhC#NoLoTiresPorLaBorda pic.twitter.com/SCVd4VIxYi
— Ministerio de Sanidad (@sanidadgob) August 11, 2020
16h46 - França prorroga proibição de ajuntamentos com mais de cinco mil pessoas até 30 de outubro. A medida foi anunciada hoje pelo primeiro-ministro francês, Jean Castex, reporta o El Parisien. Além dessa medida, Castex anunciou ainda que vai recomendar aos responsáveis das regiões o uso de máscara obrigatório em espaços públicos, algo que já foi implementado em Paris e Marselha e tem sido motivo de polémica.
A intensificação de ações de controlo, a triagem em áreas turísticas e a melhoria do acesso a exames, são outras das medidas.
O primeiro-ministro francês admitiu que "a situação da saúde no país piorou" e que "a pandemia continuará a progredir" se não forem seguidas as recomendações. "É necessário, acima de tudo, evitar um retrocesso", insistiu.
EN DIRECT | Déclaration de @JeanCastex depuis le @CHU_Montpellier. https://t.co/1KWyenqUhe
— Gouvernement (@gouvernementFR) August 11, 2020
16h35 - Vacina russa. O Governo regional do estado brasileiro do Paraná, no sul do país, confirmou hoje estar a negociar com a Rússia um convénio sobre testes e produção da vacina Sputnik V contra a Covid-19 hoje registada.
16h34 - Apoios prorrogados. Os apoios para formandos, destinatários de medidas ativas de emprego e reabilitação profissional, impedidos de frequentar as ações devido à suspensão da atividade das empresas por causa da Covid-19, foram prorrogados até final do ano.
16h32 - UEFA cancela jogo. O jogo KF Drita-Linfield, da fase preliminar da Liga dos Campeões de futebol, agendado para hoje, foi cancelado devido a um segundo caso positivo de infeção por Covid-19 registado na equipa do Kosovo, anunciou hoje a UEFA.
16h30 - Surto em Reguengos. A direção do lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) onde surgiu o surto de Covid-19 que causou 18 mortos garantiu hoje ter feito "tudo" ao seu "alcance" para "salvar vidas", nesta "crise" com "contornos dramáticos".
16h23 - Atualização em Itália. O país registou mais seis mortes e 412 novos casos nas últimas 24 horas. Depois de ontem ter sido registado um decréscimo no número de casos diário em Itália, o país voltou a sofrer um aumento. Desde o início da pandemia, o país contabiliza 251.237 pessoas que obtiveram resultado positivo ao novo coronavírus.
Já o número total de vítimas mortais no país, desde o início da pandemia, é de 35.215.
In Italia casi ancora in aumento: 412 nuovi contagi. I morti sono 6, crescono i ricove... https://t.co/hHEfGuLoUc pic.twitter.com/ahGQgjZZ0R
— Corriere della Sera (@Corriere) August 11, 2020
16h00 - Mais de 85% dos novos casos de infeção nas Canárias, em Espanha, são em pessoas com menos de 30 anos, reporta o El País. O responsável pela pasta da Saúde na comunidade autónoma, Blas Trujillo, pediu responsabilidade social para evitar um novo confinamento, "que daria origem a graves problemas económicos".
15h55 - Corrida por vacina faz disparar ciberataques. Os avanços na corrida à vacina contra a Covid-19 têm dado o mote para o lançamento de campanhas de malspam e phishing. O alerta chega da Check Point® Software Technologies Ltd., que dá conta que a média de ciberataques semanais em julho que utilizam o tema coronavírus está próxima dos 61 mil.
15h46 - O novo coronavírus deixou o setor da Cultura em crise. Esta terça-feira, a Associação Portuguesa de Serviços Técnicos para Eventos (APSTE) vai realizar, no Terreiro do Paço em Lisboa, uma ação pacífica, para chamar a atenção do Governo para um setor que se sente excluído dos mecanismos de apoio por causa da pandemia de Covid-19 e que se encontra “desesperado”.
Através do Facebook, foram já partilhadas imagens do espaço.
15h25 - Atualização. O número de recuperados em Portugal subiu para 38.760, são mais 160 em relação a segunda-feira.
15h15 - Surto em Mora. O número de casos confirmados de Covid-19 na vila de Mora, no distrito de Évora, aumentou para 11, mais oito nas últimas 24 horas, registando-se um internamento hospitalar, disse hoje a presidente do município.
15h12 - Atualização nos Açores. A região autónoma registou, nas últimas 24 horas, três casos positivos de Covid-19 em São Miguel, dois dos quais "contactos próximos" de doentes recentemente diagnosticados e "elementos" de "uma cadeia de transmissão local em investigação no concelho de Ponta Delgada".
15h10 - Filipinas disponível para receber vacina russa oferecida por Putin. Presidente do país diz mesmo que será o primeiro a testar a vacina.
15h00 - EUA esperam aprovar vacina até dezembro. Os Estados Unidos esperam aprovar uma vacina contra o novo coronavírus até Dezembro, disse hoje o secretário da Saúde, Alex Azar, citado pelo The Guardian. O norte-americano teceu críticas à Rússia por celebrar o facto de ser o primeiro país a aprovar um fármaco contra o novo coronavírus.
"O objetivo não é ser o primeiro. O objetivo é criar uma vacina segura e eficaz para os americanos e a população do mundo".
Boa tarde. Pode acompanhar aqui todas as incidências do novo coronavírus. Clique aqui para recordar o registo anterior.