Uma cientista descobriu um fóssil de um osso de dinossauro com 166 milhões de anos, enquanto corria pela orla marítima de uma pequena ilha escocesa.
Elsa Panciroli estava a correr para se encontrar com a sua equipa de investigação paleontológica, na Ilha de Eigg, quando fez a descoberta, relata a BBC.
O osso mede cerca de 50 centímetros e acredita-se que faça parte de um dos membros de um estegossauro - espécie herbívora com cerca de nove metros -, tendo sido datada por altura do Jurássico Médio (entre 163 a 174 milhões de anos atrás).
A Ilha de Eigg é palco de investigações paleontológicas há cerca de 200 anos, sendo que, anteriormente, foram encontrados fósseis de répteis marinhos e peixes.
A equipa de Elsa Panciroli estava na ilha à procura de fósseis, mas não esperavam encontrar vestígios de um dinossauro, ainda por cima, por acaso. "Apercebi-me de que tinha passado por cima de algo estranho. Não era bem claro a que animal pertencia, na altura, mas tinha a certeza que era de dinossauro", disse, citada pela mesma publicação. "Foi uma descoberta por um feliz acaso".