Cientista 'tropeça' em fóssil com 166 milhões de anos enquanto corria

Elsa Panciroli encontrou um osso de dinossauro por "um feliz acaso".

Notícia
AnteriorSeguinte

© Reprodução Elsa Panciroli

Notícias Ao Minuto
26/08/2020 23:53 ‧ 26/08/2020 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Fóssil

Uma cientista descobriu um fóssil de um osso de dinossauro com 166 milhões de anos, enquanto corria pela orla marítima de uma pequena ilha escocesa.

Elsa Panciroli estava a correr para se encontrar com a sua equipa de investigação paleontológica, na Ilha de Eigg, quando fez a descoberta, relata a BBC.

O osso mede cerca de 50 centímetros e acredita-se que faça parte de um dos membros de um estegossauro - espécie herbívora com cerca de nove metros -, tendo sido datada por altura do Jurássico Médio (entre 163 a 174 milhões de anos atrás).

A Ilha de Eigg é palco de investigações paleontológicas há cerca de 200 anos, sendo que, anteriormente, foram encontrados fósseis de répteis marinhos e peixes. 

A equipa de Elsa Panciroli estava na ilha à procura de fósseis, mas não esperavam encontrar vestígios de um dinossauro, ainda por cima, por acaso. "Apercebi-me de que tinha passado por cima de algo estranho. Não era bem claro a que animal pertencia, na altura, mas tinha a certeza que era de dinossauro", disse, citada pela mesma publicação. "Foi uma descoberta por um feliz acaso".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas