"Hoje há três novos casos positivos a reportar, pelo que a região passa a contabilizar um total cumulativo de 161 casos confirmados de covid-19", pode ler-se no boletim epidemiológico hoje atualizado pela autoridade regional de saúde.
Depois de dois dias sem novos casos, o IASAÚDE menciona terem surgido estas três situações, sendo um proveniente da região de Lisboa e Vale do Tejo e os outros dois da África do Sul.
No mesmo documento, aquela entidade refere também que "desde o dia domingo, há a reportar uma situação de um viajante que se encontra em estudo pelas autoridades de saúde", tendo sido realizadas as análises laboratoriais e a investigação epidemiológica está a decorrer.
A autoridade regional de saúde ainda indica que a região mantém "o total cumulativo de 118 casos recuperados da covid-19".
No total, a Madeira reporta "43 casos ativos, dos quais 32 são importados, e foram identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira, e 11 são de transmissão local", aponta o IASAÚDE.
Todos os casos ativos estão em situação de isolamento, estando 22 pessoas numa unidade hoteleira e 21 em alojamento próprio.
No boletim epidemiológico, o Instituto anuncia que, até hoje, foram contabilizadas no arquipélago 1.620 notificações de casos suspeitos, mas 1.459 deram resultados negativos.
Nesta informação, pode também recordar que até à presente data, nos vários concelhos da Madeira, as autoridades de saúde estão a acompanhar 16.839 pessoas através da aplicação telemóvel, das quais 7.605 estão em vigilância ativa.
No que diz respeito à realização de testes de despiste do novo coronavírus, o IASAÚDE diz que o laboratório de patologia Clínica do Serviço Regional de Saúde (SESARAM) processou até o final do dia de domingo 75.105 amostras para teste PCR na região.
Já no que concerne à operação de rastreio de viajantes implementada nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, reporta um total cumulativo de 43.294 colheitas para teste à covid-19 até às 18:00 de hoje.
A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 847.071 mortos e infetou mais de 25,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 1.822 pessoas das 58.012 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.