Segundo informam as autoridades chilenas, citadas pela agência Efe, o número total de óbitos desde o início da pandemia neste país sul-americano é de 11.289 e continuam internadas 969 pessoas, das quais 139 em estado crítico.
Entretanto, alguns bairros da periferia de Santiago, como La Florida, Maipú, Pedro Aguirre Cerdá e Cerrillos vivem esta segunda-feira o primeiro dia de desconfinamento.
Numa fase mais avançada de desconfinamento encontram-se os bairros do oriente de Santiago e o centro, que passarão na quarta-feira à terceira das cinco etapas do plano de abertura gradual da economia.
Esta fase irá permitir livre circulação também aos fins de semana (até agora só de segunda a sexta-feira) e a abertura dos restaurantes que tenham esplanadas.
Enquanto a pandemia parece retroceder em Santiago, que com sete milhões de habitantes foi o principal foco durante meses, a preocupação continua a ser grande no norte do país e em cidades do sul, como Concepción e Punta Arenas, que acumulam muitos dos novos casos e deram passos atrás no plano de desconfinamento, regressando à quarentena.